Vacinação deve priorizar trabalhadores de saúde atuantes na linha de frente

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui, amanhã (07) às 7h, mais de 128.250 doses de vacina contra o coronavírus, dando continuidade à Campanha Estadual de Vacinação. Os imunizantes serão destinadas para aplicação da terceira dose nos profissionais de saúde e completude do esquema vacinal com a segunda dose para os adultos acima dos 18 anos.

São 15.888 doses do imunizante da Pfizer direcionadas para vacinação da terceira dose ou dose de reforço nos profissionais de saúde.

“Entendendo que boa parte dos idosos que estão como prioritários para vacinação da terceira dose ainda não completaram seis meses do esquema vacinal, ampliamos para imunizar, simultaneamente, os profissionais de saúde com a dose de reforço. Os municípios já estão orientados, através de uma nota informativa, que devem iniciar a aplicação da terceira dose desses profissionais”, informou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

A vacinação deve iniciar pelos profissionais de saúde priorizando aqueles que atuam na assistência, como em unidades hospitalares, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e prontos atendimentos. A imunização desse público-alvo acontecerá de maneira escalonada e simultânea à vacinação dos idosos acima de 60 anos.

“Para tomar a terceira dose, é fundamental e imprescindível que os profissionais e idosos tenham mais de seis meses da aplicação da segunda dose do esquema vacinal. Independente se completou com Oxford ou Coronavac, nesse momento, a aplicação da terceira dose será com o imunizante da Pfizer. É importante que todos façam adesão à dose de reforço, a fim de que consigamos a ampla proteção em nosso estado”, esclareceu a coordenadora.

Além das 15 mil doses destinadas para os profissionais de saúde, a Sesap distribuirá mais 62.430 doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford e 49.932 da Pfizer para aplicação da segunda dose dos adultos.

Vacinação

De acordo com a plataforma RN+Vacina, 76% da população geral tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, equivalente a mais 2.418.000 de potiguares; e, 47% dos potiguares já completaram o esquema vacinal com duas doses das vacinas ou dose única.