O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), autorizou ontem (24) a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 em todas as pessoas a partir dos 18 anos de idade.

É necessário ter no seu esquema vacinal pelo menos duas doses da vacina monovalente. O intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço com a vacina Covid-19 bivalente é de 4 meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou última dose do esquema primário.

Desde o início da vacinação com a bivalente em 27 de fevereiro a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) já contabiliza 93 mil pessoas vacinadas em todo o Rio Grande do Norte. “Na próxima semana a Sesap vai entregar uma nova remessa de vacinas, mas os municípios já podem iniciar de imediato essa vacinação com a bivalente com as vacinas disponíveis em estoque”, explicou Laiane Graziela, coordenadora de imunização da Seceratria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

De acordo com o Ministério da Saúde a ampliação da vacinação considera a disponibilidade de doses da vacina bivalente e a oportunidade de atualização da resposta imunológica de uma população maior frente às novas variantes da Covid-19.