A transmissão da Esporotricose, zoonose causada por fungos que infecta a pele através de lesões por meio da arranhadura ou mordedura de animais, em especial gatos, tem sido cada vez mais frequente, com um número crescente de casos no Rio Grande do Norte desde 2016. Nesse sentido, com o objetivo de esclarecer sobre a doença, o tratamento e as medidas preventivas, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizará, por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) e da Subcoordenadoria de Capacitação (Suca), nos próximos dias 02 e 03 de dezembro, às 19h, na plataforma Go To Meeting, o webnário “Esporotricose: uma doença emergente no RN”.

Voltada para os profissionais e estudantes da área da saúde, a capacitação abordará os seguintes conteúdos: o agente etiológico, os sinais e sintomas, o tratamento, as medidas de prevenção e controle, a situação epidemiológica e os instrumentos de notificação para humanos e animais.

O webnário será ministrado pela professora Eveline Pipolo Milan – graduada em medicina pela UFRN; com residência médica em doenças infecciosas e tropicais pela UFRN; especialização em Parasitologia pela UFRN; mestrado e doutorado em infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora associada do Departamento de Infectologia da UFRN; e, coordenadora do Ambulatório de Micologia no Hospital Giselda Trigueiro. E, também, pela professora Romeika Herminia de Macedo Assunção Pereira – médica veterinária formada pela UFERSA, especializada em medicina felina, pioneira no atendimento exclusivo para felinos no RN, responsável pelo setor de medicina felina da Canis e Catus Especialidades, com certificação internacional Cat Friendly Practice; membro da diretoria AbFel; membro da American Association of Felina Practitioners – AAFP; coordenadora do curso de pós-graduação em medicina felina – Equalis Nordeste.

As inscrições seguem abertas até segunda-feira (30). O link de acesso às aulas será enviado para o e-mail de cada participante, até às 18h do dia 1º.

Será fornecida Declaração de Participação para as pessoas que estiverem presentes nos dois dias da capacitação e preencherem o formulário de avaliação de satisfação, enviado por e-mail após o webnário.

Para    mais informações, os profissionais e estudantes interessados devem entrar em contato através do e-mail sucarncapacitacoes@gmail.com

Clique aqui e realize sua inscrição!

Esporotricose no RN

De 2016 a setembro de 2020, foram registrados 172 casos da doença em humanos. Em relação à ocorrência em animais, no mesmo período o SINAN registrou 198 casos em animais de quatro municípios do RN. Entre 2016 e 2019 o Instituto de Medicina Tropical da UFRN identificou 224 animais contaminados na 1ª e 7ª Regiões de Saúde.