Com o objetivo de fortalecer a regionalização da saúde, a subsecretária  de Saúde do RN, Lyane Ramalho, juntamente com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Kelly Lima, a coordenadora da DPIPS, Teresa Freire, e a subcoordenadora da Unidade de Políticas Transversais e Promoção à Saúde, Paula Érica, realizaram visita técnica à III Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), em João Câmara, nesta quarta-feira (30).

A equipe da Sesap se reuniu com representantes da Ursap para avaliar as principais dificuldades e desafios enfrentados pela região. “Foi muito gratificante perceber o processo da regionalização e da integração das políticas nos municípios. A 3ª Região de Saúde tem um grande potencial no fortalecimento junto às ações integradas e intersetoriais”, destacou Teresa Freire.

“Tivemos a satisfação de receber a turma da Sesap para dialogarmos sobre estratégias e ações que visem a melhorias da nossa unidade. Sabemos que os desafios são tremendos, mas com dedicação, proatividade e todo esse cuidado e apoio da Sesap, tenho certeza que iremos conseguir aprimorar a nossa gestão, melhorando a qualidade e eficiência dos nossos serviços”, afirmou a gerente da III Regional de Saúde, Aize Bezerra.

A reunião faz parte de um ciclo de visitas iniciadas nesta semana, dentro projeto “Território em Movimento contra Covid”, no qual a gestão da Sesap e área técnicas se juntam às regionais de saúde, com suas equipes técnicas, apoiadores e pesquisadores da FAPERN, em busca de integrar as políticas e ampliar o diálogo com os municípios, respeitando seus movimentos, identidade e perfil epidemiológico.

“O objetivo é intensificar o combate à pandemia, trabalhando nesse momento no sentido de sensibilizar a população quanto à importância de tomar a segunda dose da vacina e à necessidade do registro das doses aplicadas, além de dar continuidade ao fortalecimento da regionalização. Ao conversar com as equipes conseguimos entender melhor as dificuldades, e assim poderemos providenciar as soluções mais rapidamente”, explicou, Lyane Ramalho.

Território Seguro e Sustentável em Galinhos

As visitas se estenderão durante a semana, contemplando, nesta quinta-feira (01), o município de Galinhos – onde a gestão estadual apoia o projeto “Galinhos, território seguro e sustentável”, numa parceria com a Secretaria de Turismo. A ação envolve saúde, turismo, desenvolvimento econômico e socioambiental, preparando o município litorâneo como projeto-piloto para referência de destino turístico seguro e sustentável no Rio Grande do Norte.

Na sexta-feira (02), a equipe da Sesap visitará o município de Mossoró, onde serão alinhadas ações que contribuirão para a construção e implantação da Política Estadual de Saúde Integral da População LGBTQIA+ com a presença de Janaína de Lima, coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero – CODIS/SEMJIDH.

“É uma agenda prioritária. Estamos terminando o mês de junho que é o mês da visibilidade LGBTQIA+. Em diálogo com essa agenda, estamos enquanto Estado nos comprometendo oficialmente de contribuir na implantação  da política estadual. E com a parceria do município de Mossoró que tem avanço importante com a implantação do ambulatório de atendimento à esta população”, ressalta Paula Érica, subcoordenadora da Unidade de Políticas Transversais e Promoção à Saúde.

Na próxima semana, outras regionais serão visitadas dentro das ações do projeto “Território em Movimento contra Covid”.