A Secretaria de Estado da Saúde reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (3), com a direção da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Comitê Materno Infantil do Estado para discutir sobre o fluxo de atendimento a gestantes de alto risco diante da pandemia do novo coronavírus.

Em março, foi pactuado que a MEJC não receberia pacientes Covid e que passaria a atender parturientes da 3ª região de saúde (Mato Grande). Já o Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina) continuou a receber gestantes de alto risco não Covid da zona Norte de Natal e Região Metropolitana (RM) e Covid do Agreste (1ª região de saúde), Mato Grande (3ª), Seridó (4ª), Potengi/Trairí (5ª) e Região Metropolitana (7ª). Com isso, a Central de Regulação de Acesso às Urgências da Sesap passou a seguir a nova estrutura de fluxo de pacientes e cumpre o que foi previsto no acordo.

A pactuação estabelecida com o intermédio da Sesap seguirá, sem alterações, até o dia 30 de agosto. Ficou decidido, também, que, caso a Januário Cicco receba um fluxo de  pacientes que supere a capacidade da unidade, elas serão reguladas para o Santa Catarina, que prestará suporte no atendimento destas parturientes. A partir desta data, as unidades de saúde deverão retomar o fluxo de atendimentos existente antes da pandemia.

A pactuação existente antes da pandemia era de que o atendimento na MEJC seria direcionado a moradoras das 1ª, 4ª e 5ª regiões de saúde e zona Sul, leste e oeste de Natal e o HJPB a moradoras da zona Norte de Natal, RM e 3ª região de saúde.

Quanto ao atendimento de pacientes testadas positivo para a Covid-19, as unidades de saúde deverão atendê-las de acordo com as regiões pré-estabelecidas antes da pandemia.

A Sesap reforça, ainda, que todas as maternidades de risco habitual do Estado estão com fluxo para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmados com o novo coronavírus.

 

Texto: Sesap/Assecom03