Com o objetivo de dar continuidade à realização dos testes sorológicos por quimioluminiscência, utilizado para determinar a existência de anticorpos para  o coronavírus, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campi Mossoró, está realizando  a testagem de  servidores estaduais da 2ª Regional de Saúde, que contempla  os colaboradores da UERN,  lotados no campus central e no de Assú.

O primeiro ciclo da ação iniciou na quinta-feira (1º) e vai até o dia 7 de outubro, nas dependências da Faculdade de Enfermagem (Faen), com atendimento das 8h às 11h e das 14h às 17h. Para realizar o exame, o servidor estadual  deve conferir no site da instituição o dia e o horário que será realizada a testagem da sua respectiva unidade de lotação, para que não haja aglomerações dentro da instituição.

O imunoensaio é indicado para o grupo de servidores sintomáticos, com no mínimo 14 dias completos desde o início dos sintomas, que não fizeram o RT-PCR ou não testaram positivo para a doença. O indicado é que o paciente que apresentou sintomas realize o teste RT-PCR até o sétimo dia desde o início dos sintomas, entretanto, caso não o tenha feito, deve realizar o exame por quimioluminiscência.

A testagem sorológica será feita por meio da coleta de uma amostra de sangue, que será examinada em um laboratório de referência para o diagnóstico. E o resultado da sorologia será encaminhado diretamente ao servidor, de forma restrita e confidencial, pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Ministério da Saúde.

Ação e segundo ciclo de atividades

Participam da ação os docentes, técnicos e alunos da Residência Multiprofissional e de graduação de todos os campi da UERN, bem como o apoio do Hospital Regional Rafael Fernandes e do Laboratório Regional de Mossoró.

O segundo ciclo de atividades contemplará os demais campi da UERN em parceria com as respectivas Regionais de Saúde. O calendário na segunda fase de testagem com as datas de coleta dos servidores por unidade de lotação divulgadas pelo site da universidade.