A pesquisa busca identificar a situação de saúde da população para possibilitar a realização de ações mais efetivas em combate à pandemia

Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no estado a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) através do Programa RN Mais Saudável e da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) iniciou o projeto de pesquisa DIGAÍ.

Diante a pandemia, a pesquisa está sendo aplicada virtualmente ou através de chamadas e deve acontecer até agosto, podendo se estender por mais 6 meses. A proposta é obter um diagnóstico situacional sobre a condição de saúde da população do Rio Grande do Norte para desenvolver ações mais efetivas no combate à pandemia e de promoção à saúde da população.

A pesquisa aborda questões referentes aos 4 eixos desenvolvidos no programa RN+Saudável: Cultura de paz, hábitos de vida, ambientes saudáveis e equidade e inclusão social, também conta com questões relacionadas a Covid-19, para que seja possível verificar os fatores associados a doença no estado possibilitando repensar estratégias de educomunicação. Será aplicada principalmente nos municípios-sede das 08 (oito) Regiões de saúde: São José de Mipibu, Mossoró, João Câmara, Caicó, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Natal e Assú.

Informações sobre os pesquisadores podem ser encontradas no site do programa RN+ Saudável: http://rnmaissaudavel.rn.gov.br/