Objetivo é identificar possíveis casos de reinfecção na população norte-rio-grandense

No dia 09 de dezembro, o Estado do Rio Grande do Norte confirmou o primeiro caso de reinfecção pelo novo Coronavírus (Covid-19). É o primeiro caso no Brasil confirmado pelo Ministério da Saúde. A partir da identificação do caso, visando realizar uma vigilância ativa e oportuna, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está disponibilizando para a população um formulário para preenchimento de informações por meio do qual será possível realizar a investigação dos possíveis casos de reinfecção pelo vírus.

O preenchimento do formulário é indicado para as pessoas que tenham apresentado sintomas gripais em momentos diferentes ao longo do ano e possua mais de um diagnóstico positivo para Covid-19.

Para preencher formulário basta clicar no link a seguir:
bit.ly/2IEsJe5

Histórico

A Sesap confirmou o primeiro caso de reinfecção através da metodologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz) por seqüenciamento genético no dia 09 de dezembro.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (CIEVS-RN) recebeu uma notificação de caso suspeito para reinfecção no dia 23 de outubro de 2020. A paciente, residente do município de Natal, 37 anos, é profissional de saúde em serviços no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Ela apresentou um quadro de síndrome gripal (cefaléia, dor abdominal e coriza) em 17 de junho de 2020 e coletou amostra para um teste de RT-PCR no Estado da Paraíba em 23 de junho de 2020, tendo resultado positivo.

Em 11 de outubro de 2020, a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal (astenia, mialgia, cefaléia frontal e distúrbios gustativos e olfativos), com coleta de amostra para um novo teste em 13 de outubro, também positivo.

Atualmente, há 5 casos em investigação, 1 caso confirmado e 3 casos investigados e com viabilidade para análise. Eles residem em Natal (7), Parnamirim (1) e São Gonçalo do Amarante (1).