A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunizações, reuniu na manhã desta terça-feira (20) gestores e técnicos da área para avaliação do ano de 2022 e discussão das perspectivas para 2023. O encontro, que aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN), visou qualificar as ações de imunização e fechar um ciclo das ações que vem sendo desenvolvidas no estado.

“Vivenciamos com a Covid-19 um momento histórico com desafios para conseguirmos avançar com a vacinação para os grupos prioritários e tivemos nos últimos seis anos a fragilização das coberturas vacinais em todo o país, especialmente no Rio Grande do Norte, onde temos a capital com maior nível de fragilidade dessa cobertura a nível de Brasil”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, avalia a campanha da Covid-19 como o maior desafio dos últimos anos. “Foi a maior campanha de vacinação que o Brasil já teve e hoje fazemos uma avaliação do esforço e dedicação dos profissionais que atuaram nesse processo”, destacou. Ela lembra que a campanha continua. “Fazemos apelo à população para que tome a vacina, pois viveremos momentos de aumento da circulação do vírus e precisamos proteger principalmente idosos, crianças e imunossuprimidos”, completou a gestora.

Durante o encontro, Laiane Graziele, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, apresentou uma retrospectiva das principais ações realizadas em todas as campanhas, como sarampo, Influenza, pólio e multivacinação, além de projetos como Minha Escola Nota 10 e Minha Empresa Nota 10, capacitação de profissionais e produção de cartilhas, que se somam ao total de 100 notas técnicas e informativas elaboradas para orientar o processo de vacinação no estado. “Nas oficinas com os municípios tivemos a oportunidade de identificar dificuldades e necessidades dos serviços”, explicou ela.

AVANÇO

A novidade para 2023 será o RN+Vacina 2.0, um aprimoramento da plataforma que será mais humanizada e interativa. Lançado em janeiro de 2021, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, o sistema promoveu maior controle e transparência à campanha contra a Covid-19. Em 2022 passou a incorporar outras campanhas e a partir de 2023 incluirá a vacinação de rotina e informações úteis aos usuários a respeito da necessidade de proteção contra as doenças.

Fernando Lucas, do LAIS, lembrou o início da operação do sistema, que alcançou 3 milhões de acessos na semana do lançamento, em 18 de janeiro de 2021. “Em 2022 tivemos o desafio de incluir outras campanhas e agora estamos nos preparando para incluir a vacinação de rotina”, pontuou.

Desde o lançamento a plataforma contabiliza 10 milhões de doses registradas, sendo 8,3 milhões de doses contra a Covid-19 e mais de 1 milhão da campanha de influenza 2022. Foram emitidos mais de 15 milhões de cartões digitais de vacinação. No RN+Vacina estão cadastrados mais de 90% da população do Rio Grande do Norte.

Também foi apresentada a retrospectiva do trabalho da Rede de Frio, feita pela farmacêutica Elaine Alves. O setor é responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para todo o estado. Com a pandemia da Covid-19, precisou aumentar sua capacidade de armazenamento de 43 metros para 53 metros cúbicos, para atender ao repentino crescimento da demanda, que era em torno de 4 milhões de doses em 2019 e passou a 10 milhões de doses em 2021.

O encontro foi finalizado com a apresentação das Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs), responsáveis pela distribuição de vacinas aos municípios, que expuseram seus desafios e dificuldades.