Agricultores e Jornalistas sintomáticos ou assintomáticos poderão realizar o exame

Em continuidade a política de diagnóstico e vigilância laboratorial dos casos do novo Coronavírus (Covid-19), bem como, a adoção de medidas que priorizam a realização de testes e a preservação da saúde dos trabalhadores, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está ampliando o teste sorológico por quimioluminescência para profissionais de diversas categorias laborais sintomáticos e assintomáticos para a Covid-19.

Com a ampliação, os testes serão realizados em pessoas que se enquadrarem nos seguintes grupos: crianças de 0 a 19 anos que estejam hospitalizadas; coveiros, atendentes de funerárias, auxiliares funerários e demais trabalhadores de serviços funerários e autópsias; trabalhadores de limpeza urbana, feira livre, pescadores; trabalhadores de Correios; agricultoras e agricultores; motorista de transporte público, motoristas de ambulância, motoristas de aplicativos (moto e carro); médicos veterinários; brigadistas e bombeiros civis e militares; agentes de fiscalização; jornalistas; profissionais que trabalham na cadeia de produção de alimentos e bebidas, incluindo insumos; aeronautas, aeroviários e controladores de voos; além de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

Vale salientar que, a testagem é destinada para as pessoas sintomáticas, com 14 dias após o início de sinais e sintomas e, também, as assintomáticas. Além de se enquadrar nesse perfil, as pessoas não podem possuir resultado positivo para detecção da Covid-19 nos últimos 30 dias através da técnica RT-PCR (padrão ouro).

Desde o final de agosto, a Sesap iniciou a distribuição de 150 mil testes para os municípios potiguares para detecção de anticorpos contra o novo Coronavírus. O exame utiliza a metodologia do imunoensaio por quimioluminescência in vitro para determinação qualitativa de anticorpos IgM e IgG para a Covid-19, apontando se o paciente teve uma exposição recente ou mais tardia ao vírus.

Onde realizar o exame

Para realizar o teste para detecção do novo Coronavírus, as pessoas devem primordialmente atender ao perfil e critérios estabelecidos, dirigir-se às unidades de saúde do município no qual residem e são referência para tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, e solicitar a realização do teste.

 

Texto: Sesap/Assecom