Ação inaugural foi coordenada por São Gonçalo do Amarante em comunidade indígena

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deu início nesta segunda-feira (27) à nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, com a aplicação das vacinas bivalentes. O ato foi realizado na comunidade indígena de Lagoa do Tapará, em São Gonçalo do Amarante, em parceria com a prefeitura municipal.

A data marca uma retomada nacional, articulada pelo Ministério da Saúde, para a ampliação da cobertura vacinal em todo o Brasil. “É importante celebrar este dia como a retomada de movimento nacional de vacinação, que infelizmente sofreu com a falta de apoio e negação da ciência nos últimos anos. Quando o programa nacional de imunização completa 50 anos vamos voltar a esse movimento de proteção da vida das pessoas, com a participação do Governo Federal, estados, municípios e toda a sociedade brasileira”, afirmou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde de grupos prioritários, a primeira pessoa vacinada foi a indígena Francisca Bezerra, cacica da aldeia de Lagoa do Tapará. A ação reuniu ainda indígenas da comunidade de Ladeira Grande, também de São Gonçalo do Amarante. “Grande maioria de nossa população é a favor da vacina. Então vamos trabalhar cada vez mais para ampliar a cobertura. Vacinar é um ato de amor e de responsabilidade de todos”, destacou Eraldo Paiva, prefeito de São Gonçalo do Amarante.

A Sesap distribuiu aos municípios potiguares mais de 30 mil doses da vacina bivalente, que protege contra novas cepas da Covid-19. Nessa primeira etapa, a prioridade é para idosos, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, imunossuprimidos e outros grupos vulneráveis.