O Rio Grande do Norte tem registrado aumento na procura por doses das vacinas contra a covid-19. De acordo com o relatório do RN + Vacina, a evolução do registro das doses aplicadas e inseridas no sistema nos últimos 30 dias tem mostrado um aumento considerável na procura. De 2 a 30 de novembro foram registradas no RN + Vacina a aplicação de 84.880 doses, sendo 18.071 na primeira quinzena e 66.809 na segunda quinzena, o que representa um aumento de  369,70% na média de doses digitadas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Kelly Lima, explica que o aumento foi registrado principalmente na Região Metropolitana, mas em todos os municípios foi observado aumento da procura pela terceira e quarta dose, que já está liberada para todas as pessoas acima de 18 anos.

“A Sesap comemora o número de doses aplicadas nos últimos dias contra a covid-19 no RN, o que pode ser consequência de algumas estratégias de vacinação fora das unidades de saúde,  facilitando o acesso da população, como exemplo, a vacinação dentro dos ambientes de trabalho através do projeto Minha Empresa Nota 10”.

O RN está atualmente com 85% da população em geral vacinada com as duas doses (D1 e D2) ou dose única, o que se considera como esquema completo. Em relação às faixas etárias, os maiores de 60 anos estão 100% com esquema completo, sendo que para este público estão disponíveis duas doses de reforço, além da terceira dose de reforço para os maiores de 80 anos.

A faixa etária de 18 a 59 anos tem 85% do público-alvo com a campanha de vacinação completa e devem ir aos postos para receber duas doses de reforço. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 73% estão com o esquema completo, porém apenas 13% foram receber o reforço disponível.

A Sesap segue mobilizando e sensibilizando os municípios da importância de ampliar a vacinação especialmente diante do atual aumento no número de casos de covid-19. Todas as doses estão disponíveis na rede de saúde do Rio Grande do Norte.