O Governo do RN e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) seguem ampliando a rede de assistência à saúde para população em todo estado, tendo em vista a redução no quadro pandêmico no Rio Grande do Norte e evolução da campanha estadual de vacinação. Assim, dando continuidade ao avanço na reversão dos leitos Covid em leitos de UTI Geral para atendimento de outras patologias, o Hospital Regional Tarcísio Maia está triplicando a oferta de leitos de UTI Geral na região Oeste.

No início da gestão, o Hospital Tarcísio Maia contava apenas com nove leitos de UTI Geral. Agora, a unidade hospitalar passa a contar com 30 leitos de UTI Geral e cinco leitos semi-intensivos, financiados e custeados pelo Governo do Estado. “Isso é um feito. É mais do que triplicar a oferta de leitos de UTI Geral. É ampliação do acesso para os usuários”, informou a secretária-adjunta de saúde, Maura Sobreira.

Vale destacar que o Tarcísio Maia tem realizado um importante papel no enfretamento à Covid, especialmente para os usuários da região Oeste. A unidade permanecerá com leitos clínicos, porém diante da redução na taxa de ocupação, está passando a atender a demanda de UTI Geral.

Hoje (06), a taxa de ocupação de leitos críticos na região Oeste está em torno de 39,7%. Há exato um mês, a região Oeste registrava uma taxa de ocupação por volta dos 73%. E, em 06 de junho, um dos momentos mais críticos da pandemia neste ano, a ocupação na região atingiu uma média de 99% de ocupação.

De acordo com dados da ferramenta Coronavírus RN, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), em Mossoró, no dia 06 de junho, a média móvel de casos nos 7 dias era é de 110,14 casos/dia; em julho, caiu para 40,57 casos/dia; e, hoje, a média móvel é de 2,86 casos/dia. Já em relação à média móvel de óbitos confirmados nos 7 dias dia, caiu 1,71, em 06 de junho, para 0,14 óbitos/dia, ontem.

Segundo o RN + Vacina, em Mossoró, mais de 157 mil pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, correspondendo a 69% das pessoas parcialmente vacinadas; e mais de 56 mil pessoas já estão totalmente vacinadas, equivalente a 25% de pessoas que já completaram o esquema vacinal.

Panorama

A diminuição do número de casos de covid-19, a reversão de leitos e o encerramento de contratos estão entre os fatores que permitiram o direcionamento de recursos financeiros e humanos para outras áreas assistenciais, com a manutenção das baixas taxas de ocupação nas unidades.

Durante o pico da pandemia mais de 880 leitos Covid entre críticos e clínicos estiveram destinados ao atendimento de pacientes com a Covid-19. Hoje, são 652 leitos e parte desses leitos foram revertidos para outras patologias.  Mesmo com a transformação dos leitos, a taxa de ocupação no estado vem se mantendo abaixo dos 40%.

Todas as orientações a serem seguidas pelas unidades, os cuidados para garantir o atendimento seguro e os processos a serem realizados pelo Complexo Estadual de Regulação do RN foram elaborados de modo a garantir o acesso transparente e regulado aos procedimentos, com acompanhamento desde a regulação até a marcação do retorno no paciente após a cirurgia.

“Todo o planejamento, incluindo o monitoramento dos estoques de insumos disponíveis, vai permitir a vazão, de forma gradativa, da fila de espera por cirurgias”, explica a secretária adjunta da Sesap, Maura Sobreira.

Embora não tenham sido suspensas em sua totalidade, o ritmo de realização dessas cirurgias precisou ser alterado em virtude das mudanças no cenário pandêmico da covid-19, diante da necessidade de garantir leitos e insumos para as vítimas do coronavírus, além de preservar a segurança de pacientes e profissionais de saúde.

Reversão

Nesta semana, foram revertidos leitos nos municípios de Santo Antônio, Apodi, João Câmara, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Mossoró e Macaíba.

No Hospital João Machado, em Natal, 20 leitos de UTI Covid já foram revertidos em leitos de UTI Geral. No Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) a reversão foi de dez leitos, mesmo número do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó. No Hospital Regional Alfredo Mesquita, localizado em Macaíba, 10 leitos de UTI Covid estão sendo revertidos hoje em leitos de UTI geral.