Com o objetivo de ampliar a vacinação de trabalhadores, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunização, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Vigilância em Saúde, lançou o Projeto “Minha Empresa Nota 10”, nesta sexta-feira (18), na Escola de Governo.

O projeto tem por finalidade aumentar a vacinação de trabalhadores, diante da dificuldade de se ausentar do trabalho para procurar as unidades básicas de saúde. Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde e empresas, serão disponibilizadas salas de imunização no próprio ambiente de trabalho.

A abertura do evento, às 9h, contou com a participação de Antenor Roberto, governador em exercício do RN; Lyane Ramalho, secretária adjunta de Saúde do Estado; Kelly Lima, coordenadora estadual de Vigilância em Saúde da Sesap; Leonardo Lima, pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e membro da sociedade de imunologia; Luis Fabiano Pereira, do Procurador do Trabalho; e Solange Costa, da Câmara Técnica de Vacinação do Cosems.

“É uma alegria que a Sesap esteja mais uma vez na vanguarda com esse projeto. A jornada de trabalho muitas vezes impede a busca pela vacina, então é muito importante esse olhar cidadão para os trabalhadores, zelar por eles de uma forma completa”, declarou Antenor Roberto.

O Procurador do Trabalho, Luis Fabiano Pereira, ressaltou a importância da vacinação e do projeto. “Essa ideia tem tudo para dar certo, funcionando a partir de estruturas mínimas e praticamente sem custo. A vacinação constitui a forma mais racional e barata de prevenir as doenças infectocontagiosas e o projeto trará ao trabalhador proteção e qualidade de vida melhor. Parabenizo a Sesap pela iniciativa em nome do MPT, e estamos à disposição para ajudar na mediação de parcerias”, afirmou.

Já o pesquisador do LAIS, Leonardo Lima, destacou a parceria bem-sucedida entre o laboratório e a Sesap ao longo da pandemia, e a disponibilidade para contribuir no novo projeto. “Trata-se de uma iniciativa muito importante, porque facilita o acesso às vacinas, para que consigamos ampliar a cobertura vacinal no estado”, ressaltou.

A secretária adjunta de Saúde do Estado falou sobre a importância do projeto no cenário atual: “neste momento de crescimento de casos de Covid, esse projeto fortalece a imunização em nosso estado e esperamos que ele possa impactar nos nossos indicadores e, inclusive, servir de exemplo para o Brasil”, disse Lyane Ramalho.

Após a apresentação e discussão do projeto, foi realizada uma coletiva de imprensa, para esclarecer sobre os objetivos do projeto e as estratégias definidas para viabilizar a atualização do cartão vacinal do trabalhador.

O que é o projeto

Após o êxito do projeto Minha Escola Nota 10, com mais de 20 mil doses aplicadas nos colégios, o novo projeto foi pensado diante do atual cenário, no qual a população com maior número de atrasos é a de adultos jovens em idade laboral.

Serão ofertadas vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para adultos: Covid, Hepatite B, DT, Tríplice Viral, Febre Amarela e Influenza (dependendo da disponibilidade no município). Além dessas, as gestantes poderão receber a DTPA, que faz parte do calendário do pré-natal.

A partir desta sexta-feira (18), estarão disponíveis no posto de vacinação da Escola de Governo as vacinas contra DT, Covid, Influenza, hepatite B e febre amarela, numa parceria com a Secretaria de Saúde de Natal.

Por meio da ampliação da vacinação, busca-se melhorar a qualidade de vida do trabalhador, reduzir suas faltas na empresa e aumentar sua produtividade. “A oferta desse serviço de saúde ao colaborador demonstra uma preocupação por parte do empregador, o que contribui para que o funcionário se sinta mais importante e reconhecido, trabalhando mais feliz”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

Todas as empresas que tenham interesse podem aderir ao programa “Minha Empresa Nota 10”. A estratégia de vacinação deve ser planejada de acordo com a realidade de cada local. Essa ação envolve as secretarias de saúde municipais e a Sesap.

Para o êxito do projeto de vacinação, a Sesap solicitará ao Ministério da Saúde o aumento na disponibilidade de vacinas, para serem distribuídas aos municípios e encaminhadas às empresas participantes do projeto.