Os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19), participaram nesta sexta-feira (5) à noite de uma apresentação solo do violoncelista Fábio Presgrave no hotel Barreira Roxa, onde estão hospedados através Programa Acolhe Saúde RN da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Essa foi a segunda apresentação musical, destinada a profissionais de saúde, organizada pela Comissão de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho da Sesap). A primeira apresentação foi da pianista e professora, Juliana Vieira.
“O concerto durou em torno de 40 minutos. Foi belíssimo. As duas apresentações até agora são bem diferentes do que estamos acostumados a ver. Assim, vocês vão somando esse momento único de nossa história na pandemia 2020. Saber que não foi só tristeza”,, declarou a técnica de saúde, Silmara Walfa.
De acordo com Jailma Alves, que integra a Comissão, as apresentações musicais são consideradas fundamentais para os profissionais de saúde que estão empenhados nessa guerra diária de salvar vidas. É uma forma de reconhecer o empenho, alegrar, tranquilizar e de amenizar o impacto da carga de trabalho dos profissionais que estão afastados de suas casas para proteger suas famílias de um possível contágio”.
O nome do projeto de extensão da UFRN, que leva música aos profissionais da saúde é SolCello. O violoncelista já se apresentou na Maternidade Januário Cicco e no Hospital Ana Bezerra, em Santa Cruz, e chegará também à unidades de saúde.
Fábio Presgrave é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde é coordenador do Programa de Pós-graduação em Música. Apresentou-se como solista de orquestras como Qatar Philarmonic, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica da Argentina entre outras. Dividiu o palco com artistas como Milton Nascimento, Nana Caymmi e Wagner Tiso.
Texto: Sesap/ Assecom