Tem início nesta sexta-feira (8) o inquérito sorológico que irá mapear o comportamento da Covid-19 em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Norte. No município de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste, serão selecionadas mil pessoas para entrevistas e coletas de exames, entre os dias 08 e 10 de janeiro.

A capacitação dos pesquisadores e profissionais de saúde, que irão executar as coletas, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 07, no auditório da VI Ursap, com sede em Pau dos Ferros.

O inquérito sorológico busca, por meio de testes rápidos, identificar a prevalência da Covid-19 no RN, de modo que, a partir dos resultados obtidos, o Estado possa qualificar ainda mais o planejamento e direcionamento das ações, efetivando a resposta à atual pandemia. Todas as informações serão coletadas, após assinatura do Termo de Consentimento do participante. Os casos positivos serão encaminhados ao serviço municipal de saúde para as providências necessárias.

As medidas de segurança biológica cabíveis serão tomadas deforma a garantir a saúde dos trabalhadores de campo atuando na coleta dos dados e do material. O estudo consiste, apenas, na aplicação de um questionário e o exame sorológico. É importante ressaltar que, se houver qualquer desconforto, o entrevistado poderá deixar de participar a qualquer momento.

A pesquisa acontece em três etapas com intervalo de uma semana entre elas, sendo 2.300 domicílios aproximadamente em cada etapa. O inquérito tem o apoio do Comitê Científico instaurado desde o início da pandemia com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/UFRN. O Cronograma está dividido em três ciclos nas seguintes datas: 1° ciclo – 8 a 10/01/2021, 2° ciclo – 15 a 17/01/2021 e 3° ciclo – 22 a 24/01/2021.

Serão analisados oito municípios com sede de regionais de saúde no Estado: Pau dos Ferros, Mossoró, Assu, Natal, João Câmara, São José do Mipibu, Santa Cruz e Caicó e para cada município serão vinte entrevistadores e pesquisadores que farão a aplicação de um questionário com perguntas referentes a sintomas, estado de saúde, idade, comorbidades, entre outras questões importantes para embasar a pesquisa. Ao todo, serão 160 pesquisadores em campo.