A missão continua com visitas aos municípios de Natal e São Gonçalo do Amarante e na sexta feira, haverá devolutiva para os municípios e estados

“O Rio Grande do Norte é o primeiro estado em que a Opas consegue perceber que “foram trabalhados todos os pontos de oportunidade de melhoria levantados em nossa última visita”. Isso é muito positivo para um resultado em conjunto para combater a pandemia”. A fala é de Rodrigo Stabeli, consultor da Organização Panamericana de Saúde, Opas.

Na manhã desta segunda feira (21), teve início a visita da OPAS junto com a equipe do Ministério da Saúde e do Conasems para compreender o cenário epidemiológico e todas as ações de enfrentamento à Covid executadas pela Sesap no território do Rio Grande do Norte.

Foram apresentados todos os eixos de Saúde pela Subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap Lyane Ramalho. Na ocasião foi apresentada a linha do tempo relacionada aos dados epidemiológicos-sanitários assistenciais com ênfase nas ações da Atenção Primária à Saúde – APS, Vigilância em Saúde, principalmente levando em consideração as ações de testagem e vigilância genômica regulação de leitos covid, rastreio e monitoramento de suspeitos a partir da APS, principais sistemas utilizados, plano de imunização, assim como as ações de apoio à APS a partir do trabalho das regionais de saúde. Foi enfatizado também o quadro atualizado de leitos covid, ambulatório de seguimento ao paciente pós covid, síntese das ações de monitoramento das unidades assistenciais, ações de promoção à saúde, informações sobre despesas covid 2020 e 2021, plano de catástrofe e plano de comunicação com a presença de cada coordenação da Sesap.

Na apresentação foram atualizados os dados, ações, assim como a evolução da vacinação, na manhã em que o estado chegou ao número de 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose. “Quero destacar a integração de todas as áreas, o que faz toda a diferença na atuação para um importante enfrentamento. Parabenizar a equipe pela sintonia, atuação e por não ter esquecido as outras áreas de assistência”, disse Paula Raia, consultora da OPAS.

Durante a apresentação pontos importantes foram ressaltados pela equipe, como a transparência dos dados nas plataformas Regula RN e Rnmaisvacina, além da comunicação diária através dos boletins e informações à população. Uma das metas da Sesap  é que todos os dados sejam públicos.

Pós-Covid

Com a finalidade de acompanhamento e reabilitação dos pacientes acometidos por Covid-19, pós alta hospitalar, a SESAP iniciou o atendimento ambulatorial pós covid nos Hospitais Rafael Fernandes, Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes e no Centro Especializado em Reabilitação, CER. Esse foi um dos pontos de atenção levantado tanto pela equipe da Sesap como pela equipe da Opas e do Ministério da Saúde.

Os ambulatórios contam com equipe multiprofissional e atendem exclusivamente pacientes pós alta hospitalar encaminhados através de agendamento prévio por hospitais no momento da alta, ou por unidades de saúde dos municípios. A reabilitação motora e respiratória, além de outras especialidades será realizada no CER com atendimento presencial ou por teleatendimento. A SESAP também conta com o apoio do Departamento de Fisioterapia da UFRN para treinamento de profissionais da rede própria e municipal.

Visita aos hospitais

Na tarde desta segunda-feira (21), a equipe da OPAS com a equipe do Ministério da Saúde visitaram as unidades hospitalares do Hospital João Machado e do Giselda Trigueiro, ambos referência Covid no estado. A visita contou com a apresentação dos dados dos hospitais de internamento, insumos, além de percorrer o caminho do paciente até a UTI. Outra parte da equipe ficou reunida com a Missão para apresentação, discussão e aprofundamento das ações da APS, vigilância em Saúde e Promoção à Saúde, ocasião em que o Projeto Território em Movimento contra a Covid foi colocado em pauta e elogiado pela equipe visitante.
A missão continua com visitas aos municípios de Natal e São Gonçalo do Amarante e na sexta feira,  haverá devolutiva para os municípios e estados, discutindo os pontos positivos e os que precisam de melhorias para um melhor enfrentamento.