Hotéis geriátricos, centros dia, unidades hospitalares, lares e comunidades terapêuticas destinados ao acolhimento de pessoas idosas devem seguir rígidos protocolos de proteção à Covid-19. Diante dos estudos constata-se que a população idosa é mais vulnerável a quadros mais graves e até ao óbito pela doença. No Rio Grande do Norte, os dados mostram que 68,5% dos óbitos ocorreram na população idosa, a partir de 60 anos de idade, com maior concentração na faixa etária entre 70 e 79 anos.

Neste contexto, o Rio Grande do Norte, por meio das Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), conjuntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Instituto do Envelhecer (IEN) e Departamento de Saúde Coletiva (DSC) e, em parceria com o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi), estão empenhados na divulgação de informações com base científica, voltadas ao cuidado à pessoa idosa no contexto da pandemia da Covid-19 através da nota técnica.

Alguns pontos importantes da nota são referentes aos seguintes cuidados: capacitação da equipe referente ao manejo das pessoas idosas diante de situação da pandemia; redobrar os cuidados relativos à higiene das mãos de todos os funcionários, adotando a lavagem das mesmas com água e sabão líquido e disponibilização de álcool em gel a 70% para que os cuidadores realizem a assepsia das mãos das pessoas idosas impossibilitadas de lavagem das mãos e que, involuntariamente, levam-nas à boca, olhos e nariz.

Destaca-se ainda que utensílios de uso pessoal não devem ser compartilhados e devem ser guardados separadamente; faz-se necessário manter distância das camas das pessoas idosas de, no mínimo, dois metros; e a qualquer sinal de síndrome gripal e/ou sinais de alarme, a pessoa idosa deve ser isolada dos demais, mesmo que não se tenha diagnóstico do novo coronavírus; evitar, ainda, a saída da instituição daquelas pessoas idosas que são independentes, a fim de realização de passeios e/ou quaisquer outros fins, até que se tenha a segurança de uma vacina que proteja essa população.

Além dessas medidas, estão suspensas as atividades em grupo e visitas. A nota vale também para as famílias que tem idosos em casa, com as seguintes medidas:
restringir o contato social, evitando locais com aglomeração de pessoas, como shoppings, reuniões de grupos, festas de aniversário e eventos religiosos. O ideal é permanecer em casa; manter os ambientes domésticos limpos e arejados, evitar que as crianças mantenham proximidade com os avós, seguir à risca as regras de higiene, inclusive no uso de banheiros. Caso a pessoa idosa precise sair de casa, usando ônibus, a indicação é escolher um horário de menor movimento.

É importante reforçar que sempre que possível, lavar as mãos após utilizar transporte público ou fazer fricção asséptica com álcool em gel a 70%. Idealmente, deve-se recorrer a um táxi ou carro de aplicativo; o uso de máscaras cirúrgicas é recomendado sempre que houver situações em que o profissional de saúde/cuidador/familiar fique a menos de um metro da pessoa idosa e em caso de nebulização. Naquelas situações de domicílios pequenos e com muita movimentação de pessoas, é recomendado o uso constante de máscaras.

Pesquisa Nacional sobre condições de trabalho e saúde de cuidadores da pessoa idosa durante a pandemia

A Fiocruz lançou recentemente um formulário para preenchimento dos cuidadores de idosos.  A intenção é compreender as condições de trabalho e saúde dos cuidadores. Como está a saúde mental em situação de isolamento e cuidados redobrados.
Responda ao questionário e compartilhe com outras pessoas cuidadoras. A participação de todos(as) é fundamental! Só leva 5 minutos!
Acesse o questionário:
https://www.covid19.cuidadores.fiocruz.br/inquerito.php

 

Texto: Sesap/Assecom