O Ministério Público Federal (MPF) arquivou, nesta segunda-feira (1º), investigação sobre supostas irregularidades no plano estadual de vacinação contra a covid-19 no Rio Grande do Norte, o que constata que o Governo do Estado é mais uma vez alvo de fake news.

Uma notícia falsa havia se espalhado pelos blogs do estado dizendo que o Governo do Rio Grande do Norte havia perdido 4 mil doses da CoronaVac. Esse número diz respeito apenas à estimativa de perda operacional. O plano prevê a possibilidade de perder até 5% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado.

O plano estadual de vacinação contra a covid-19 tem se desenvolvido de acordo com as melhores técnicas e seguindo as instruções do Ministério da Saúde, no que diz respeito à previsão de perda operacional de doses.

O cumprimento às normas nacionais para imunização foi constatado pelo Ministério Público Federal (MPF), que solicitou à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) todas as informações referentes aos critérios utilizados para previsão da perda operacional de 5% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde, percentual previsto no Plano Nacional de Imunização.

Diante dos esclarecimentos prestados pela Secretaria, o MPF arquivou, na última segunda-feira, dia 1º, a investigação sobre supostas irregularidades no plano estadual de vacinação contra a covid-19 do Rio Grande do Norte.

Ficou comprovado que, apesar de garantida a reserva técnica de 5%, durante o primeiro mês de vacinação foi registrada a perda de apenas 10 doses, que somadas às 61 doses em investigação por oscilações de temperatura no armazenamento, não representam nem 1% do total recebido.

Iniciada em 19 de janeiro, a campanha de vacinação contra a covid 19 no RN segue as orientações do Ministério da Saúde, as quais embasaram o Plano Estadual de Vacinação e as notas técnicas e informativas elaboradas para dar apoio técnico aos municípios na aplicação do plano em seus territórios.