O Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen/RN) recebeu o projeto do Ministério da Saúde para fortalecimento da resposta laboratorial em situações de emergências em saúde.

O projeto tem como objetivo principal o fortalecimento do Sistema de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB) para atendimento às Emergências de Vigilância em Saúde, por meio de visitas técnicas “in loco” aos Laboratórios de Saúde Pública.

A iniciativa faz parte das estratégias da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) do Ministério da Saúde (MS) e está sob a execução da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília-DF.

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, técnicos da Fiocruz-DF e da CGLAB visitaram os setores do LACEN/RN para identificar a capacidade analítica a partir do levantamento dos exames ofertados na unidade, além dos insumos utilizados para o processamento de amostras, bem como do parque tecnológico apresentado.

A visita possibilitou identificar os desafios enfrentados pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (LACEN/RN) nas realizações das análises de emergência em saúde pública, além de indicar oportunidades de melhorias buscando sempre excelência e qualidade dos serviços prestados.

Na reunião, a diretora geral, Magaly Cristina Bezerra Câmara, e o diretor administrativo, Derley Galvão de Oliveira, destacaram a importância de manter a qualidade dos diagnósticos processados na unidade a serviço da população e apontaram que a visita foi um momento de integração e de fortalecimento entre as partes.