O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (LACEN/RN), referência no Rio Grande do Norte no diagnóstico laboratorial de Covid-19, atingiu a marca de 150.866 exames liberados pela unidade, nesta sexta-feira (19). A marca foi alcançada aproximadamente um ano após o início, no estado, do diagnóstico por RT-PCR, método considerado o padrão-ouro para o diagnóstico da doença.
Segundo o diretor administrativo, o biomédico Derley Galvão, os números atingidos demonstram o aumento da capacidade analítica do LACEN/RN durante este período, por meio de investimentos realizados pelo Governo Estadual em insumos, equipamentos e profissionais.
No cenário epidemiológico mais crítico atualmente vivenciado, o LACEN/RN recebe aproximadamente 2 mil amostras por dia e consegue liberar resultados em 24h. “Isso somente é possível graças ao esforço descomunal dos profissionais envolvidos direta e indiretamente na realização do exame”, afirmou Derley Galvão. O diretor ressalta ainda que a quantidade de testes é finita e, por isso, a população precisa manter os cuidados básicos de proteção, com o objetivo de não sobrecarregar o processamento de exames, que já opera além do limite.