Aperfeiçoar o conhecimento e melhorar a assistência prestada aos casos de tuberculose e seus contatos. Este é o objetivo do Programa Regional de Controle da Tuberculose da II URSAP, que convida os municípios da 2° e 8° região a participarem do evento: “O Agente Comunitário de Saúde em Ação no dia Nacional de Combate à Tuberculose”, que será realizado dia 17 de novembro, das 7h30 às 12h, no auditório da II URSAP.

É importante ressaltar que o tratamento para tuberculose está disponível no SUS, tem duração mínima de seis meses e deve ser feito até o final para que  se alcance a cura. “Cabe ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) realizar a busca ativa dos pacientes que não comparecerem ao serviço de saúde  quando agendados”, reforça a gerente da II URSAP, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

A expectativa é que cada município encaminhe o quantitativo especificado de Agentes, escolhidos pela Coordenação do Programa para representar a categoria. O número de inscritos e profissionais será limitado devido à Pandemia do novo Coronavírus, e atende ao Decreto Municipal n° 5.800 de 08 de setembro de 2020.

Para contemplar aos participantes que não poderão participar presencialmente, será disponibilizando o link de acesso para palestra principal: “Conhecendo a Tuberculose” que irá ocorrer às 08h40 com Dr. Hareton Teixeira, médico Infectologista do Hospital Giselda Trigueiro (HGT) e Professor da UFRN.