Inaugurado em 15 de janeiro de 1957 o Hospital Dr. João Machado, em Natal, vem passando por inúmeras transformações ao longo dos anos. Referência em todo o Rio Grande do Norte para acolhimento de urgências psiquiátricas a unidade integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e vem ampliando a assistência em outras linhas de cuidado. Desde junho do ano passado abriu 30 leitos de UTI destinados aos pacientes com a Covid-19, além de leitos de enfermaria para casos suspeitos e confirmados, reforçando a rede de saúde do estado no combate à pandemia.

O Hospital João Machado funciona com pronto-socorro 24h em psiquiatria, conta com 70 leitos de enfermaria psiquiátrica (30 masculinos, 30 femininos e 10 leitos para atenção aos pacientes psiquiátricos com comorbidades) e ainda administra uma Residência Terapêutica com 14 pacientes remanescentes de leitos de longa permanência. Ao todo são cerca de 200 leitos hospitalares, colocando o hospital entre os maiores do Estado.

Desinstitucionalização

A Unidade vem contribuindo para a inserção de pacientes de volta ao convívio da família e da sociedade. A ressocialização é uma luta histórica dos servidores da unidade e fundamental para a humanização, desinstitucionalização dos pacientes e o desenvolvimento e ampliação de tratamentos eficazes, afastando a visão hospitalocêntrica e farmacológica como únicas formas de tratamento.

A desinstitucionalização possibilitou em 2020 o retorno ao convívio social de quase todos os pacientes de longa permanência, além disso o hospital também avançou na infraestrutura e tecnologia com novos aparelhos de Raio-X, autoclave e modernização de equipamentos assistenciais e está consolidando sua atuação como Hospital Geral, atendendo a diversas linhas de cuidados (Rede de Atenção as Urgências e Emergências – RUE, Rede de Atenção Psicossocial- RAPS, Rede de Atenção as Doenças e Condições Crônicas).

Em 2020 a quantidade de servidores no hospital mais que dobrou. Passou de em média 400 para quase 900 servidores, convocados para reforçar a equipe que atua na área de clínica geral e especializada do hospital. Em dezembro do ano passado foi inaugurada uma segunda ala de Clínica Médica, com 25 leitos, além dos 36 leitos de clínica médica já existentes na ala 1. Também no ano passado foram feitas uma série de melhorias na estrutura física do hospital, com manutenções nas áreas do Pronto-Socorro e Clínica Médica, revisão e troca de cobertura, esquadrias, louças, instalações elétricas, hidráulicas, piso e instalação de rede de gases.

Inovação

Além da assistência hospitalar de cuidados clínicos de maneira integral, o Hospital João Machado atua de forma humanizada, buscando a inovação e também contribuindo para o ensino e pesquisa. A residência médica em psiquiatria foi a primeira do Estado e completa, em 2021, vinte anos de seu início. Tem duração de três anos e conta com 90% das atividades práticas e 10% teóricas, obedecendo aos critérios da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Em 2021, o Hospital João Machado ganhará uma ala para Cuidados Paliativos e outra para Cuidados Prolongados, com previsão de 17 leitos. Também está em processo de implantação um site próprio e um perfil no Instagram, que entrarão no ar em breve. Assim, o serviço consolida sua importância social reforçando sua missão de oferecer assistência com foco em qualidade e segurança do paciente, além de formação de profissionais de saúde.

 

Texto: Sesap/Assecom