“A certificação está mantida”. Foi com essas palavras que a auditora da Fundação Vanzolini Andreia Senaga, encerrou a reunião com os gestores do Hemonorte, após a primeira auditoria de supervisão, que teve como objetivo confirmar ou não a manutenção a certificação ISO 9001/2015, concedida pela Vanzolini para o Sistema de Gestão da Qualidade do Ciclo do sangue.
A certificação foi confirmada pela a Fundação Carlos Alberto Vanzolini em março de 2020 e tem validade de três anos, mas anualmente a Unidade passa por uma auditoria de supervisão para verificar se continua em conformidade com a norma. Segundo Andreia, “enquanto hemocentros de outros estados tiveram seus processos estagnados durante o momento pandêmico, o Hemonorte usou esse tempo de forma construtiva e deu um salto de qualidade, mostrando um amadurecimento de seus processos”.
Para o Diretor Geral do Hemonorte, Rodrigo Villar, a manutenção da certificação reflete o comprometimento dos colaboradores em ofertar a população norteriograndense serviços com qualidade e credibilidade.” É gratificante saber que estamos evoluindo, que nossa gestão está no caminho certo, contribuindo e implantando melhorias na saúde pública do Estado”.
O Hemocentro do RN (Hemonorte) foi a primeira instituição pública de saúde do Estado a ser certificada em uma norma de qualidade de padrão internacional e teve auditado os setores de Captação, recepção do doador, pré-triagem, triagem clínica, coleta e coleta por aférese, processamento e armazenamento de hemocomponente, distribuição de hemocomponentes, controle de qualidade de hemocomponentes, laboratório de sorologia, laboratório de imuno-hematologia,e laboratório de HLA e setores da área administrativa.