Texto: ASCOM/SEAD
O Governo do Rio Grande do Norte segue realizando testes sorológicos gratuitos nos servidores públicos estaduais. A ação é uma medida preventiva tomada durante a pandemia para intensificar o combate à Covid-19. Desde setembro de 2020, a testagem é disponibilizada por meio das Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Administração (Sead). Até 18 de maio de 2021, já realizou 7.831 testes, contabilizando apenas a capital do RN, que constatou 2.204 resultados positivos para a doença. Destes, foram identificados 759 pacientes com imunoglobulinas de classe M (IgM) e 1.445 imunoglobulinas de classe G (IgG) positivos.

O local dos exames em Natal é na Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo do Estado, com horário entre 7h e 13h. Para realizar a sorologia, teste que aponta se o paciente já teve contato com o coronavírus através do IgM ou IgG positivos, o servidor público estadual precisa estar com matrícula ativa, fornecer o número do CPF e cartão SUS, estar assintomático há pelo menos 14 dias, além de não ter sido diagnosticado com Covid-19 anteriormente em testes rápidos, laboratoriais, como o RT-PCR (swab nasal), ou o próprio exame sorológico. O interessado também deverá preencher o formulário para triagem de testagem sorológica de servidores, disponível em http://abre.ai/testagemdeservidores.

A fim de evitar aglomerações, o ideal é que o servidor interessado em realizar o exame vá à central de testagem da Escola de Governo com o formulário já preenchido, visando acelerar o processo de atendimento, que é feito por ordem de chegada. Após a realização do teste, o resultado do exame é enviado por e-mail em até 30 dias úteis, acompanhado com orientações sobre a importância das medidas preventivas para  evitar a contaminação pelo coronavírus.

No interior, as unidades de referência para coleta do exame são os hospitais regionais. O servidor deve procurar o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NAST) da unidade de saúde da sua região para se informar sobre o fluxo interno e realizar o teste sorológico. No caso das unidades que não possuem o NAST, o servidor deve preencher o mesmo formulário do link http://abre.ai/testagemdeservidores, aguardar a solicitação médica que será enviada por e-mail, e com a solicitação impressa se dirigir ao local para a realização do exame.

Segundo a médica Hosana SIlveira, membro do Núcleo Estadual de Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Sesap, os testes deverão ser realizados apenas em servidores que tenham apresentado sintomas há pelo menos 14 dias, que não possuam previamente resultado positivo para detecção do vírus SARS-CoV-2 nos últimos 30 dias, conforme a disponibilidade de testes. “Nos pacientes com sintomas ativos, deve ser priorizada a realização dos testes de RT-PCR, considerado padrão-ouro para diagnóstico, sendo este indicado para ser realizado até o 7º dia de início de sintomas”, alerta a médica do Trabalho.

Confira os locais de testagem para os servidores:

NATAL
Escola de Governo, Centro Administrativo do Estado – entre 7h e 13h.

INTERIOR
1ª Região de Saúde – São José de Mipibu
Hospital Lindolfo Gomes Vidal – Santo Antônio
Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros – São José de Mipibu

2ª Região de Saúde – Mossoró 
Hospital Regional Dr. Tarcísio Maia – Mossoró
Hospital Rafael Fernandes – Mossoró
Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira – Caraúbas
Hospital Regional Hélio Morais – Apodi

3ª Região de Saúde – João Câmara  
Hospital Regional de João Câmara

4ª Região de Saúde – Caicó 
Hospital Regional do Seridó – Caicó
Hospital Dr. Mariano Coelho – Currais Novos

5ª Região de Saúde – Santa Cruz
Hospital Regional de São Paulo do Potengi – São Paulo do Potengi

6ª Região de Saúde – Pau dos Ferros 
Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade – Pau dos Ferros

7ª Região de Saúde – Metropolitana (exclusivo para profissionais da Saúde)
Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel – Natal
Hospital Colônia Doutor João Machado – Natal
Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos – Natal
Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) – Natal
Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes – Natal
Hospital Dr. Deoclécio Marques de Lucena – Parnamirim
Hospital Regional Alfredo Mesquita – Macaíba

8ª Região de Saúde – Assu 
Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos – Assu