O Governo do Rio Grande do Norte foi contemplado com mais 20 monitores multiparâmetro de última geração. Os equipamentos, que serão distribuídos ao longo desta semana a serviços de saúde da rede estadual, foram doados pelo Todos Pela Saúde.

Até o momento, o projeto forneceu ao Rio Grande do Norte Equipamentos de proteção individual (EPIs), os quais foram distribuídos em todo o estado pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), totalizando 25.800 aventais, 3.600 máscaras N95, 522 máscaras face shield, 109.000 máscaras cirúrgicas, 17.200 luvas, 4.358 gorros e 1.960 óculos de proteção.

No que diz respeito a equipamentos, o RN recebeu: 40 respiradores pulmonares, 40 monitores e 100 bombas de infusão – os quais representam um reforço importante para a expansão da rede de assistência Covid-19 nas diversas regiões de saúde do estado.

Além dos equipamentos distribuídos, um dos papéis do projeto foi a implantação de tutorias que contribuíssem para o aperfeiçoamento da resposta hospitalar e a consequente melhoria dos serviços prestados. O secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, explica que essas consultorias auxiliaram na gestão dos leitos na questão do enfrentamento a pandemia.

“Essa tem sido uma parceria bem importante para o Rio Grande do Norte, pois além da doação de insumos, que tem sido fundamental para o enfrentamento da pandemia, o projeto ainda tem feito um trabalho diferencial junto as nossas unidades de referência”, ressaltou.

HISTÓRICO

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aderiu ao projeto no mês de abril, quando dois especialistas do Sírio e Albert Einstein estiveram no RN para conhecer a realidade e identificar quais contribuições poderiam ser efetivadas. A partir daí, semanalmente, reuniões com apoiadores do projeto eram realizadas.