Ao todo serão abertos 110 novos leitos de UTI e 57 novos leitos clínicos

O Governo do RN vem agindo de forma rápida e assertiva na tentativa de conter o avanço da pandemia da Covid-19 no estado. Do mês de dezembro do ano passado – quando os índices de ocupação de leitos começaram a subir – até o início deste mês de março já foram abertos 167 novos leitos Covid, entre clínicos e UTI, em todo o estado. Atualmente o Rio Grande do Norte conta com 635 leitos Covid cadastrados no sistema Regula RN e está em processo de expansão de mais leitos para dar toda assistência aos usuários do SUS.

Nos próximos dias serão abertos leitos Covid em diversas regiões do estado. Em Natal, serão 40 leitos de UTI no Hospital João Machado; 10 leitos de UTI no Hospital da Polícia e 11 leitos de UTI no Hospital Giselda Trigueiro. Além de Natal, na região metropolitana serão abertos 5 leitos clínicos em Macaíba; 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos, em São Gonçalo do Amarante (no Hospital de Campanha do município).

Em Mossoró, os leitos Covid estão sendo expandidos em três hospitais. No Hospital Rafael Fernandes 16 leitos clínicos foram abertos e haverá a expansão de mais 10 clínicos. O Hospital São Luís conta com 10 leitos de UTI abertos e serão abertos mais outros 5 de UTI. Já o Hospital Tarcísio Maia tem 3 leitos de UTI abertos e está previsto a abertura de mais 1 leito de UTI.

Nas demais regiões do estado, a expansão de leitos está ocorrendo da seguinte maneira: 5 leitos de UTI e 2 clínicos na região de João Câmara; 4 leitos de UTI na região de Santo Antônio; 5 leitos de UTI da região do Seridó e mais 2 leitos clínicos em Currais Novos; 4 leitos de UTI na região de São Paulo do Potengi; 5 leitos de UTI na região de Pau dos Ferros; 4 leitos de UTI na região de Apodi; e, 6 leitos clínicos na região de Assú.

Desta forma, dentro de – no máximo 15 dias – haverá uma expansão de 167 leitos de serviços estaduais ou contratados pelo estado, sendo 110 leitos de UTI, 57 leitos clínicos.

Os leitos que serão disponibilizados no Hospital de Campanha do município de São Gonçalo do Amarante e no Hospital São Luiz, em Mossoró, são fruto de uma parceria do Governo do RN com a prefeitura destas cidades, com o acompanhamento do Ministério Público Estadual. Assim, o estado irá arcar com 70% das despesas e os municípios com os 30% restantes, além do valor repassado para habilitação federal.