O Governo do Estado recebeu, nesta sexta-feira, 3, um estoque de medicamentos para abastecer a rede hospitalar estadual, em especial as unidades que atendem pacientes com a covid 19. A conclusão da compra é resultado de grandes esforços, pois a dificuldade na aquisição de sedativos, relaxantes neuromusculares, antibióticos e anticoagulantes é um problema enfrentando em todo o País.

No Rio Grande do Norte, a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) demanda esforços permanentes para manter os estoques e evitar o desabastecimento. O volume recebido contém mais de 60 mil itens e abastecerá a rede hospitalar no RN por um período de 20 dias.

O Governo manterá a regularidade da compra de medicamentos, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas. O diretor geral da Unicat, Ralfo Medeiros, explica que, no atual cenário de pandemia, a demanda por esses medicamentos, essenciais para pacientes em terapia intensiva, superou a capacidade da indústria farmacêutica. “Novos processos de aquisição estão tramitando, ocorre que não há disponibilidade desses medicamentos no mercado”.

O aumento do número de pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) e com necessidade de intubação fez crescer a demanda por sedativos e bloqueadores musculares, essenciais para manter os pacientes em condições de receber os tubos respiratórios. “A abertura de novos leitos vai aumentar a demanda no estado e a duração do estoque pode ser menor, pois o consumo aumentará”, explica.

 

Texto: Sesap / Assecom