A direção do Centro de Reabilitação Infantil e Adulto(CRI/CRA) esteve em Mossoró na última quarta-feira, 11, para tratar do fluxo de atendimento a pacientes com estomia para recebimento de bolsas coletoras.

Em reunião com a II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência, secretaria municipal de Saúde de Mossoró e CER IV de Mossoró foi discutido o fluxo de atendimento à pessoa com estomia na 2ª Região de Saúde e a organização de uma oficina para os profissionais que atuam diretamente com esses pacientes. O objetivo é qualificar a assistência e fortalecer a regionalização do cuidado à pessoa com deficiência através da descentralização dos serviços.

O atendimento à pessoa estomizada no Rio Grande do Norte é centralizado no Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA), onde é feito o cadastro de todos os pacientes com estomias do estado.

A diretora geral do CRI/CRA, Célia Melo, explica que o trabalho tem objetivo de facilitar os acesso dos usuários. “Existe um processo de descentralização do atendimento a esses pacientes, que hoje já recebem bolsas em Mossoró e Pau dos Ferros, e estamos com o processo em andamento em Santa Cruz, para a 5ª Região, e em Caicó, para a 4ª Região”.

Foram feitas visitas ao Núcleo de Estomizados no Hospital da Polícia Militar de Mossoró, que atualmente oferece o serviço em uma ação conjunta entre Estado e Município, e ao CER IV de Mossoró, instituição municipal que abrigará o Núcleo de Estomizados logo que o serviço estiver em pleno funcionamento, com expectativa de inauguração em 2021.

O paciente estomizado é aquele que passou por procedimento cirúrgico para criação de uma abertura na parede abdominal e que terá seus fluidos corpóreos (fezes ou urina) coletados por uma bolsa. A condição pode ser temporária ou permanente, de acordo com o caso de cada paciente.