Em alusão ao Dia Internacional de não uso de Agrotóxicos, comemorado nesta terça-feira (02), o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FNCIAT) promove nesta quarta-feira (02), das 19h30 às 21h, uma Web Conferência, para debater sobre a importância da luta contra os agrotóxicos, que destroem o meio ambiente, adoecem e matam milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

A Web Conferência poderá ser acessada no endereço:https://cutt.ly/ChzvfPG. A coordenadora do Fórum no Rio Grande do Norte é a técnica e chefe do Setor de Alimentos da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVISA), Maria Célia Barbosa de Farias, que também representa a Secretaria de Estado da Saúde Pública no evento.

O Fórum também busca reafirmar que é possível, por meio da agroecologia, garantir a produção de comida saudável, sem venenos ou transgenia. O Fórum Nacional conta com a parceria dos Fóruns Estaduais e Regionais. Os palestrantes da Web Conferência são Larissa Mies Bombardi, Professora Doutora de Geografia da USP e Rogério Dias, Presidente do Instituto Brasil Orgânico.

História

No dia 3 de dezembro de 1984, 40 toneladas de Isocianato de Metilo(MIC) vazaram de uma fábrica de agrotóxicos da empresa Union Carbide na cidade indiana de Bhopal. Naquela primeira noite, 3,8 mil pessoas morreram. Outras oito mil morreram ao longo da semana, e a estimativa oficial é que pelo menos 20 mil pessoas tenham morrido desde então. Até hoje, pessoas que foram expostas ao gás têm filhos que nascem com transtornos físicos e mentais. Desde então, pesquisadores em ciências agrárias, ambientais, saúde coletiva, agricultores e movimentos sociais denunciam o crime à saúde e ao meio ambiente o que os venenos significam, fazendo o dia 3 de dezembro o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos.

 

Texto: Sesap/Assecom