O Dia Mundial de Segurança do Paciente, 17 de setembro, tem como tema: “Profissional da saúde seguro, paciente seguro”. Para celebrar a data, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, promove duas ações para sensibilização de servidores e colaboradores da Sesap, além da sociedade em geral, de que a cultura de segurança perpassa todas as áreas de atuação.
Durante a manhã a equipe do NSP e instituições parceiras fizeram uma blitz educativa, na Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax, no centro de Mossoró.
Foram distribuídos máscaras, faceshields, álcool em gel e panfletos educativos mostrando os indicadores epidemiológicos, procurando sensibilizar a comunidade sobre os agravos decorrentes da diminuição do distanciamento social.
No período da tarde ocorre visita aos setores do HRTM e distribuição de brindes simbólicos relacionados a temática de hoje: a segurança na prática diária. “Continuar prevenindo a contaminação à COVID-19 ainda é uma grande necessidade. A flexibilização trouxe o risco de aumentar os casos positivos”, alerta a gerente de risco do Núcleo, Ires Vieira.
Ela explica como o trabalho foi intensificado com o surgimento do coronavírus. “Desde que entramos nessa pandemia o Núcleo de Segurança do Paciente vem com os esforços possíveis oferecer aos nossos servidores o melhor apoio possível. Elaboramos os vídeos de paramentação e desparasitação, trabalhamos protocolos com as coordenações dos setores, como o Protocolo de Cirurgia Segura, o de Infusão de Hemocomponentes, o de quedas com os Maqueiros, fizemos capacitações em prevenção de Lesão por Pressão, capacitação com a equipe da UTI de atendimento à Covid, entre outras ações”, explicou.
Texto: Sesap/Assecom