A Central de Atendimento “Disque Prevenção ao Coronavírus” alcançou um total de 3.088 ligações recebidas desde a sua implantação em 26 de março. O serviço presta esclarecimentos sobre o novo coronavírus para quem tiver dúvidas sobre a doença, além de oferecer serviço de acolhimento psicológico e orientações relacionadas aos programas de doações no âmbito estadual. Funciona diariamente, das 7h às 23h, inclusive aos finais de semana, pelo telefone 0800 281 4012, e está disponível para todo o território potiguar.

Até a última segunda-feira (22), foram realizadas 2.582 ligações para o ramal 1, que presta orientações sobre o novo coronavírus; 403 atendimentos computados no ramal 2, de acolhimento psicológico; e 103 chamadas para o ramal 3, relacionado às programas de doações. O maior fluxo de ligações vem ocorrendo no final das manhãs, entre às 11h e 12h.

A ação é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde Pública (Sesap); Administração (Sead); Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); e Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), com a UFRN, UnP e Unifacex, além do apoios da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Instituto Bem-Te-Vi, Escola Brasileira de Psicanálise e Interjato Soluções.

Cerca de 500 voluntários atuam na Central “Disque Prevenção ao Coronavírus”. A maioria são servidores públicos, professores e estudantes integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/UFRN). Os atendentes, que recebem as demandas e prestam os esclarecimentos à população, se alternam em plantões e são formados, na maioria, por graduandos da área da Saúde. Eles são orientados pela equipe de tutores, composta pelos professores e profissionais formados da área médica, que são responsáveis por repassar informações atualizadas, decretos e portarias, normas regulamentadoras e boletins diários.

Outro grupo formado por dezenas de psicólogos e psicanalistas voluntários do estado, entre professores, profissionais autônomos e aposentados, também se revezam em sistema de plantões e ficam à disposição para o serviço de acolhimento psicológico.

Serviço via Whatsapp

Em abril, a Central também passou a oferecer atendimento virtual (exclusivamente relacionado às dúvidas sobre coronavírus – ramal 1) por meio do aplicativo Whatsapp. Nesse caso, o interessado deve adicionar o número 3190-0700 à sua lista de contatos e iniciar uma conversa ou enviar uma mensagem diretamente por meio do WhatsApp Web, pelo link https://wa.me/558431900700.

Por meio do whatsapp, o “Disque Prevenção ao Coronavírus” já ajudou 1.178 pessoas, esclarecendo dúvidas e passando informações seguras.

Texto: SEAD / Ascom