Em 05 de agosto comemora-se o dia da Vigilância Sanitária. Quando se fala em profissionais da saúde da linha de frente, muitos pensam apenas nos profissionais dos hospitais. Mas os profissionais de Vigilância Sanitária têm atuado diariamente para assegurar a saúde das pessoas, especialmente em tempos de pandemia. Não há duvida de que, desde acordarmos ao deitarmos, estamos ligados ao universo de ação da vigilância sanitária. É o creme dental, o cosmético, o pãozinho, o medicamento, o produto de limpeza, a água mineral, os serviços de saúde (hospitais, hemodiálises, bancos de sangue), a qualidade dos exames, a efetividade do álcool a 70%, as questões sanitárias que tangem o meio ambiente, segurança do paciente e saúde do trabalhador (incluindo a qualidade de Equipamentos de Proteção Individual – EPI). Enfim, tudo que está relacionado a nossa saúde e bem estar…NOSSA!!

Isso tudo?

Sim!

Porque para um “simples” teste Covid-19 exige fiscalização desde a sua criação até o local para realização do exame. Isso é Vigilância Sanitária. Para isso, os fiscais estão sempre em processo constante de aprendizado, quase uma enciclopédia sanitária gravada na mente.

A missão da Vigilância Sanitária é proteger a saúde da população dos riscos à saúde. Estamos expostos às pressões dos grandes grupos econômicos e políticos, dos grandes produtores…

É importante que os gestores reconheçam e valorizem o trabalho da Vigilância Sanitária, pois nosso trabalho é pelo bem, é pela saúde de todos! Por isso e muito mais hoje celebramos o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, para que possamos a cada dia mais reduzir os riscos à saúde do povo potiguar.

 

Texto: Sesap/Assecom