O cenário de pandemia da Covid-19 realça a importância do trabalho dos profissionais da saúde, que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Em reconhecimento e valorização da atuação desses profissionais, muitas homenagens vêm sendo realizadas ao redor do mundo. No Rio Grande do Norte, a família do paciente recuperado de Covid agradeceu a equipe do Hospital Regional Mato Grande de João Câmara pelo tratamento recebido, doando à unidade uma televisão. Na ocasião, Francisco fez uma declaração para toda a equipe do hospital: “Fui muito bem tratado, eu sinceramente senti o apoio. Não vi ninguém sendo tratado diferente. Sou grato primeiro a Deus e a vocês por terem me tratado com muito carinho e me devolvido a vida”, disse o paciente recuperado.

Na visão da diretora do hospital, Karolina Assunção, receber o carinho e ter o retorno do trabalho de toda a equipe é gratificante, principalmente em uma situação tão grave como a pandemia, em que muitos dedicaram a vida para salvar o próximo. “É de suma importância o reconhecimento de tanto esforço que os profissionais dedicam a cada um que adentra a nossa unidade. Vivendo um momento tão difícil no qual os trabalhadores da saúde deixam as suas casas para cuidar do próximo. Não existe outra palavra a não ser gratidão. Ser um profissional da saúde hoje consiste, mais do que nunca, numa contribuição essencial para a humanidade e para a vida e a valorização do seu trabalho é a maior recompensa”, disse emocionada Karolina Assunção.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) agradece a atitude do paciente e reforça que não mede esforços para salvar vidas.

Atuam hoje diretamente no combate à Covid-19 no estado 2.048 funcionários temporários entre enfermeiros, médicos e demais trabalhadores da área da saúde e 997 servidores efetivos. A Sesap reconhece a importância desses profissionais, que vêm sendo remunerados com o teto da gratificação por insalubridade.

Pensando na segurança dos trabalhadores da saúde e de seus familiares, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Sistema Fecomércio RN (Sesc e Senac), que administra o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa por comodato do Estado, decidiram transformar o hotel num espaço para abrigar servidores da saúde que convivem com pessoas dos grupos de risco, como forma de proteção, ou que tenham pessoas infectadas pelo novo coronavírus ocupando a sua mesma residência, de modo a preservar sua saúde e evitar a necessidade de afastamento do trabalho.