O Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA) retomou, na última segunda-feira, 20, o atendimento interdisciplinar às pessoas com fissura lábio palatal, por meio do Núcleo de Atendimento Interdisciplinar aos Fissurados, o NAIF/RN.

O Núcleo funciona desde 2015, atende crianças e adultos e conta com fonoaudiólogas, psicólogas, cirurgiões plásticos, ortodontistas e demais profissionais de apoio. “É um avanço termos em um só lugar a equipe completa”, comemora a diretora do CRI/CRA, Célia Melo.

Ela explica a importância dos profissionais de diferentes áreas durante todo o processo, a partir do nascimento. “Quando a criança nasce com uma condição diferente da esperada, isso pode ampliar a intensidade e desafios da vivência. Algumas famílias experimentam dificuldades emocionais duradouras capazes de afetar o vínculo e a relação com a criança, situações em que se recomenda o acompanhamento psicológico”.

A fissura labiopalatal é mais comumente diagnosticada na região da face em recém-nascidos, caracterizando-se por uma abertura no lábio superior de um ou de dois lados e no céu da boca.

Os atendimentos acontecem nas segundas-feiras, às 13 horas, e nas quartas-feiras, às 8 horas, sempre de forma agendada e seguindo todos os protocolos para segurança dos profissionais, pacientes e acompanhantes. Para agendamentos ou informações, basta em entrar em contato com o CRI/CRA pelo telefone (84) 3232.6652.

 

Texto: Sesap/Assecom