A maior unidade de referência em Reabilitação de crianças e adultos do Rio Grande do Norte completa 30 anos. O Centro de Reabilitação Infantil e Adulto, conhecido como CRI/CRA, foi fundado em 12 de julho de 1990, como órgão ligado a Fundação Walfredo Gurgel e posteriormente a Secretaria de Estado da Saúde Pública  com a missão de prestar assistência as pessoas com deficiência  sensorio-motora e múltiplas deficiências.

Nessas três décadas houve muito crescimento e ampliação de serviços prestados à população. A partir de 2013 o Ministério da Saúde habilitou o CRICRA  como um Centro Especializado em Reabilitação modalidade III (CER III Estadual), o que lhe deu competência para prestar assistência as pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, além dos estomizados, amputados e múltiplas deficiências, passando a integrar a Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS.

“São muitos serviços prestados a crianças, jovens,  adultos e idosos com deficiências transitórias, temporárias, intermitentes, permanentes, prestando serviços ambulatoriais desde a estimulação precoce até reabilitação, com um olhar especial na inclusão social desse pacientes”, explica a diretora geral do CRICRA, Célia Melo.

Entre as especialidades médicas estão genética, neurologia pediátrica e adulta, ortopedia pediátrica, psiquiatria infantil, endocrinologia infantil, gastroenterologia infantil, infectologia pediátrica, otorrinolaringologia, oftalmologia, dermatologia, reumatologia, pneumologia, clínica geral, proctologia, genética, pediatria e cirurgia plástica (para pessoas com fissura lábio palatal).

“Os pacientes atendidos contam com uma equipe multidisciplinar no processo de reabilitação, nas áreas da  psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, terapia ocupacional, educação física, psicopedagogia e arteterapia, além de poder contar com uma nova piscina com todos os requisitos de acessibilidade e em breve será utilizada nos tratamentos”, explica a diretora.

Há também serviços de odontologia, atendimento ao paciente fissurado, serviços de diagnóstico, imunização, núcleo de demandas judiciais, ouvidoria e outros. O CRICRA  está em processo de implantação do Serviço de Referência em doenças raras de origem genética.

Nos últimos anos a unidade teve sua estrutura física modernizada, ganhou um redário fruto de uma parceria com o Ibama, um parque infantil doado pela ONG (Anna Laura Parque Para Todos), além de equipamentos novos e modernos. O Centro, também dispõe de dois veículos doados pelo MS,  uma van e um micro ônibus que dão suporte ao transporte dos pacientes.

 

O CRICRA mantém assistência durante a pandemia da covid 19.

Seguindo as orientações dos decretos estaduais por meio de um plano de contigência, os profissionais tem mantido as orientações aos pacientes de forma virtual, através de telefone ou vídeo chamadas, inclusive com a atividades propostas pelos terapeutas para que os familiares possam realizar em casa a assim manter a estimulação necessária, de acordo com cada caso. O atendimento presencial tem sido feito de forma agendada para as necessidades urgentes ou nos casos de renovação de medicamentos. A entrega de bolsas de ostomias, órteses e próteses está acontecendo normalmente 2 vezes por semana e a farmácia funciona em dias alternados.

“Esperamos que tudo passe logo e que possamos acolher todos aqueles que nos procuram com todo cuidado e segurança, além do carinho que é marca de todos os nossos servidores”, disse Célia Melo.