Com o objetivo de aumentar a imunização de trabalhadores, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunização, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Vigilância em Saúde, irá ofertar um local extra de vacinação em Extremoz, entre os dias 12 e 16 de dezembro.

A ação, que faz parte do Projeto “Minha Empresa Nota 10”, será realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que disponibilizará um carro com estrutura adequada para funcionar como uma sala de vacinação itinerante, a ser instalada na praça principal de Extremoz, um lugar estratégico para facilitar o acesso e incentivar sobretudo a vacinação dos trabalhadores do comércio local.

A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Extremoz, responsável por garantir os recursos humanos e insumos (imunobiológicos, seringa, algodão, entre outros).

O foco será a imunização contra Covid e Influenza, devido ao período de sazonalidade dos vírus, que inicia em dezembro, quando aumentam as chuvas. Além disso, busca-se alcançar a grande quantidade de pessoas que ainda não tomaram suas doses de reforço contra a Covid.

Como previsto no Projeto “Minha Empresa Nota 10”, serão ofertadas também outras vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para adultos: Hepatite B, DT, Tríplice Viral e Febre Amarela. Além dessas, as gestantes poderão receber a DTPA, que faz parte do calendário do pré-natal.

Projeto “Minha Empresa Nota 10”

Lançado em novembro deste ano pela Sesap, o projeto “Minha Empresa Nota 10” tem por finalidade aumentar a vacinação de trabalhadores, diante da dificuldade de se ausentar do trabalho para procurar as unidades básicas de saúde. Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde e empresas, serão disponibilizadas salas de imunização no próprio ambiente de trabalho ou em outros locais estratégicos.

O projeto foi pensado diante do atual cenário, no qual a população com maior número de atrasos é a de adultos jovens em idade laboral. Por meio da ampliação da vacinação, busca-se melhorar a qualidade de vida do trabalhador, reduzir suas faltas na empresa e aumentar sua produtividade.

Todas as empresas que tenham interesse podem aderir ao programa “Minha Empresa Nota 10”. A estratégia de vacinação deve ser planejada de acordo com a realidade de cada local e a ação envolve as secretarias de saúde municipais e a Sesap.