Com mais de 150 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) inscritos, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Capacitação (SUCA), realizou na terça-feira (7), o curso de “Comunicação não-violenta: Desenvolvendo habilidades para lidar com adversidades e conflitos”, em parceria com o Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE).

A capacitação, que foi realizada na modalidade online, reforça o compromisso da Sesap em qualificar os profissionais de sua rede e apoiar os municípios de referência para o atendimento à pacientes acometidos pela COVID-19.

A temática abordada, possibilitou aos profissionais de saúde participantes, realizar o exercício de promover uma comunicação saudável, menos traumática e que viabilize processos de trabalho sem conflitos, mesmo diante do contexto da pandemia.

O curso foi ministrado pelo Prof.º Dyego Carlos, Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFS), Doutorando em Ciências da Saúde (UFS), Pesquisador em comunicação clínica e educação em saúde pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS) e a Prof.ª Tâmara Natasha, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Farmacêutica Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (UFS) e pesquisadora em comunicação em saúde.

As principais temáticas abordadas no curso foram: Os pilares da comunicação não-violenta (autenticidade, empatia, autocompaixão, conexão); Componentes da comunicação não-violenta (observação, sentimentos, necessidades e pedido); Prática do diálogo (abordagens com situações comum à área da saúde).