A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Capacitação de Recursos Humanos (SUCA), Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM) e Centro de Assistência Toxicológica do RN (CEATOX), realizará uma capacitação sobre Protocolo de atendimento para acidentes com escorpião, na plataforma online – Go To Meeting, no próximo dia 30, às 15h.

O curso é direcionado a profissionais de saúde da rede Sesap e municípios do RN. As inscrições dos servidores indicados pelos Núcleos de Educação Permanente (NEPs), devem ser preenchidas até o dia 28 de setembro, via formulário Google: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXDFcUNlExaIiLc_chkfL-r2_VZteZVae_mOahhjx_0bhouw/viewform?usp=sf_link

Iniciando a programação do evento será abordado o tema “Acidentes com escorpiões: Estatística dos casos atendidos no CEATOX/RN”, conduzido pela coordenadora do Centro, Francisca Santos. Em seguida, será apresentado o Protocolo de atendimento para acidentes com escorpião, pelo infectologista Henio Godeiro Lacerda.

Segundo Francisca Santos, “os acidentes com escorpião destacam-se entre as maiores ocorrências de atendimentos no CEATOX RN e, embora na maioria das vezes tenham uma evolução tranquila, é muito importante que os profissionais e serviços tenham segurança para atender e conduzir as situações nas quais haja necessidade de assistência médica. A capacitação dos profissionais favorece o atendimento adequado e a segurança do paciente”.

 

Texto: Sesap/Assecom