Com informações do SE/UNA-SUS
O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde do Homem (COSAH/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS), está com inscrições abertas para nove cursos sobre atenção integral à saúde no homem, voltados a gestores e profissionais de saúde que atuam no cuidado à saúde dessa população, além de demais interessados no tema.
As capacitações são desenvolvidas e ofertadas em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFSC), e têm como objetivo a qualificação dos profissionais na temática da saúde do homem, com vistas ao atendimento humanizado e acolhimento das necessidades da população masculina.
“O intuito do Ministério da Saúde é ampliar a presença dos homens nos serviços de saúde, principalmente na Atenção Primária à Saúde. Diante disso, é importante ofertar aos profissionais de saúde conteúdos que os qualifiquem quanto ao acolhimento e ao manejo dos principais problemas e condições de saúde que acometem essa população”, destacou Danilo Campos, coordenador-geral substituto dos ciclos de vida e coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde.
Para a coordenadora da UNA-SUS/UFSC, Sheila Rubia Lindner, os cursos buscam capacitar os profissionais para tornar os serviços de saúde mais atrativos para a população masculina. “Sabemos da dificuldade em atrair a atenção dos homens para o cuidado com sua saúde, por isso existe a necessidade de conscientizá-los da importância de procurar os serviços de saúde, não apenas quando as ocorrências de doenças já estão instaladas e em estágio avançado”, afirma.
Os cursos têm carga horária de 30h e abordam temas como acesso e acolhimento, atenção à saúde mental, saúde sexual e saúde reprodutiva, morbimortalidade por causas externas, paternidade e cuidado, prevenção e cuidados às doenças prevalentes, além da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).
As capacitações têm início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, são totalmente gratuitas. As matrículas estão abertas até 30 de novembro.
Confira as ofertas:
Acesso e Acolhimento na Atenção à Saúde do Homem
O curso apresenta a importância do atendimento humanizado e qualificado para os homens e aponta estratégias de acesso e acolhimento para que o profissional de saúde possa qualificar suas práticas, com vistas à atenção integral à saúde do homem no âmbito da Atenção Primária. Acesse o curso pelo link.
Atenção à Saúde Mental do Homem
A capacitação aborda os principais aspectos socioculturais relacionados à saúde mental da população masculina e as informações epidemiológicas que nela influenciam, bem como o papel da Rede de Atenção Psicossocial na saúde do homem. Acesse o curso pelo link.
Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva do Homem
O curso apresenta questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva dos homens, partindo do pressuposto de que a atenção integral à saúde dessa população deve fazer parte do processo de trabalho dos profissionais da atenção primária, haja vista as condições privilegiadas para o desenvolvimento de ações nessa direção, sobretudo pela proximidade e familiaridade com o território adscrito. Acesse o curso pelo link.
Homens e atenção à saúde no trabalho
O curso aborda os aspectos teóricos e históricos da saúde do homem trabalhador, relacionando-os com a legislação brasileira em saúde, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, bem como visa ampliar o olhar sobre o tema, para além das tradicionais teorias da segurança e higiene ocupacional, compreendendo a centralidade do trabalho na vida das pessoas e no desenvolvimento de suas potencialidades. Acesse o curso pelo link.
Intercorrências na Saúde Sexual e Reprodutiva do Homem
O curso apresenta as principais intercorrências na saúde sexual e saúde reprodutiva do homem, como os cuidados para com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o prostatismo e os cânceres de próstata, testículo e pênis, a impotência, entre outras. Acesse o curso pelo link.
Morbimortalidade por causas externas da saúde do homem
O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais de saúde conhecimentos sobre o perfil de morbimortalidade por causas externas, como violência e acidentes de trânsito, e reconhecer o impacto dessas ocorrências na população. Também possibilitará o conhecimento das melhores estratégias intersetoriais para o enfrentamento desse fenômeno. Acesse o curso pelo link.
Paternidade e Cuidado
O curso trata da importância do envolvimento dos futuros pais na paternidade como um todo, de forma que possa orientá-los a se inserirem em todas as etapas da gestação de seus filhos, parto, puerpério, bem como orientar os homens que já são pais a vivenciarem a paternidade de forma mais ampla, mediante cuidados relacionados ao desenvolvimento da criança, saúde e bem-estar das mulheres e das crianças. Acesse o curso pelo link.
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
Considerando os desafios vivenciados pelo profissional de saúde em sua prática diária, o curso apresenta às possibilidades de aplicação da política no contexto do SUS e da Estratégia Saúde da Família (ESF), para a efetiva extensão da cobertura do SUS às diversas populações masculinas. Acesse o curso pelo link.
Prevenção e cuidados às doenças prevalentes em homens
O curso aborda os principais agravos que acometem a população masculina, os fatores de risco para doenças crônicas, o modo pelo qual as questões de gênero interferem na maior vulnerabilidade dos homens e as possibilidades de atenção a esses agravos. Acesse o curso pelo link.