Neste sábado (4), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui mais uma carga de vacinas da Pfizer e da Astrazeneca/Fiocruz para os municípios potiguares utilizarem como segunda dose. São cerca de 80 mil imunizantes que servirão para completar o esquema vacinal de quem tomou a primeira dose.

A distribuição acelerada, que se soma à feita na quinta-feira (2), se dá por conta da mudança pactuada entre Sesap e gestões municipais para antecipar a segunda dose. A partir de agora, o prazo para completar o esquema vacinal deixa de ser três meses e passa para 56 dias.

Os lotes que saem da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) no sábado são reforçados pelas 36.270 doses da Pfizer que chegaram ao Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira (3). O carregamento é indicado pelo Ministério da Saúde para ser utilizado em sua totalidade como segunda dose.

Além do reforço para a segunda dose, a distribuição ainda terá mais de 117 mil imunizantes da Coronavac/Butantan para iniciar o esquema de vacinação para quem tem mais de 18 anos e ainda não tomou a sua primeira dose.

A plataforma RN+ Vacina registra, até o fim desta manhã, pouco mais de 3,1 milhões de doses aplicadas em todo o estado. São 2,1 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose, representando 80% da população acima dos 18 anos. Mais de 916 mil estão vacinadas com as duas doses ou com a dose única, o que aponta 36% do público alvo da campanha de imunização.