A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta segunda-feira (16), o presidente da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), Júlio Cals. O gestor da principal instituição humanitária do mundo veio apresentar o Projeto Ônibus Vacina, que vem atuando nos estados e municípios nos temas de logística de fluxo de vacinação, educação em saúde e campanha de vacinação contra a COVID-19.
A governadora declarou estar feliz em receber a representação nacional da CVB e agradeceu por todas as importantes parcerias já firmadas entre o Rio Grande do Norte e a instituição. “Quero deixar aqui registrada nossa gratidão”, afirmou.
Fátima Bezerra também destacou a importância da ação da Cruz Vermelha para o Rio Grande do Norte. “Não podemos perder tempo e foco. Devemos fazer o máximo para reforçar o andamento da vacina”. E enfatizou: “agora é mãos à obra”, concluiu a governadora ao lembrar de que outros projetos importantes voltados para a vacinação podem ser firmados com a CVB.
O projeto do Ônibus Vacina atuou inicialmente nos estados de Maceió e Minas Gerais e, depois, seguiu para o Rio de Janeiro. No Rio Grande do Norte a passagem do Projeto Ônibus Vacina começou na última semana de julho em Parnamirim. Nesta terça-feira (17), o projeto segue para o município de São Gonçalo do Amarante.
Entre outras informações, Júlio Cals apresentou detalhes sobre a estrutura física do ônibus. “O veículo é todo adaptado. É um ônibus rodoviário, com cinco baias de vacinação e com ar condicionado”, contou.
O veículo tem sistema de conversão de luz solar em energia elétrica, o quegarante o funcionamento das duas geladeiras onde os imunizantes são armazenados de acordo com as recomendações dos fabricantes e da Anvisa.
O Controlador Geral do Rio Grande do Norte, Pedro Lopes, relembrou importantes parcerias já firmadas entre o estado e a Cruz Vermelha, como o RN + Unido (que distribui 53 toneladas de alimentos) e o RN Chega Junto (para distribuição de cestas básicas).
Também acompanharam a reunião, a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Kelly Lima; a diretora de políticas setoriais da Sesap, Tereza Freire; o presidente da Cruz Vermelha no RN, Kellyson Montenegro; o conselheiro regional da Cruz Vermelha Regional, Coronel Jair Júnior; o presidente de Cruz Vermelha do RJ, Victor Marcelo; a chefe de gabinete da CVB, Ágatha Brito e o presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do RN, Aquiles Perazzo.