Para fortalecer e reestruturar a Rede de Frio do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) adquiriu 64 câmaras refrigeradas e 10 freezers horizontais destinados a armazenar vacinas.

O investimento total supera o R$ 1,2 milhão em equipamentos que reforçam o trabalho da Sesap para garantir a guarda dos imunizantes, em especial durante esta época de campanhas de imunização contra a Covid-19 e gripe.

O processo de aquisição inclui 35 câmaras refrigeradas de 1.000 litros e 29 câmaras de 400 litros. Elas foram distribuídas para a rede estadual, contemplando todas as oito regionais de saúde, o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) e a Rede de Frio Central da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).

Além disso, foram adquiridos dez freezers e sete condicionadores de ar, destinados à Unicat e às regionais de saúde de São José de Mipibu, Mossoró, João Câmara, Caicó, Santa Cruz e Pau dos Ferros.

As máquinas têm controle da temperatura e bateria 24 horas, para que a qualidade dos imunobiológicos não seja afetada, em caso de falta de energia elétrica ou outras urgências, por exemplo.