Encerrada no último dia 1º de junho, em João Câmara, a Operação Capacita (Centro de Aprendizagem em Atendimento Covid com Imersão em Terapia Avançada) da SAS Brasil apresentou um balanço final de 816 profissionais de saúde inscritos.

Como ação social do Projeto Rally dos Sertões, a SAS Brasil promoveu 36 horas de treinamento, com 201 profissionais da rede pública de saúde do Rio Grande do Norte treinados com atividades práticas, impactando 71 cidades e beneficiando 4.020 pacientes graves, pelas estimativas dos organizadores.

“É de extrema importância essa mobilização em João Câmara, que possui uma alta taxa de casos ativos Covid, além de uma taxa de ocupação elevada no hospital regional, o que demanda uma melhor qualificação dos profissionais. Uma ação interiorizada permite que as equipes de fora da Região Metropolitana consigam ter acesso também a essas formações”, disse a secretária adjunta da saúde, Maura Sobreira.

O curso oferecido pela SAS Brasil contou com aulas teóricas virtuais, além de instrução presencial com atualização das técnicas básicas e avançadas para tratamento e manejo de pacientes acometidos pela Covid-19, incluindo o processo de intubação. As aulas aconteceram de 25 de maio a 1º de junho.

O SAS Brasil nasceu na edição de 2013 do Rally dos Sertões, a maior competição off road das Américas. No Rio Grande do Norte, a Operação Capacita conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGTES) e Coordenadoria de Atenção a Saúde (CAS), integrando a parceria entre o Governo do Estado e o Rally dos Sertões, que terá sua largada na Praia de Pipa em agosto.