Para garantir a ampliação da assistência materno-infantil em todo o estado, o Governo do RN e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estão trabalhando para expansão de leitos de UTI Neonatal e também estruturação de serviços nos municípios de Macaíba, São José de Mipibu, Currais Novos e Pau dos Ferros.

Na capital do estado, Natal, o hospital Santa Catarina é referência para os partos de alto risco. Possui uma Unidade de Terapia Intensiva com 28 leitos com todos os equipamentos e insumos necessários que o cuidado intensivo ao neonato requer.  Além de respiradores, monitores de funções vitais, bombas de infusão em utilização nos leitos e em retaguarda para serem usados quando necessários.

O hospital Santa Catarina também dispõe de 25 leitos exclusivos Covid para as gestantes e está ampliando outros 4 leitos de suporte ventilatório. Quanto ao apoio diagnóstico, conta com laboratório de análise clínica, agência transfusional, ultrassonografia, radiografia e, nos próximos dias, a unidade passará a realizar o ecocardiograma neonatal, um importante recurso diagnóstico para crianças com doenças cardiológicas congênitas.

As salas de parto e salas cirúrgicas possuem aparato e equipe apta para intervir em uma emergência neonatal, até a criança ser transferida para uma unidade de terapia intensiva neonatal, via central de regulação.

De acordo com a secretária adjunta da saúde, Maura Sobreira, a demanda da referência de alto risco gestacional é uma questão crônica. “Estamos reorganizando um desenho assistencial para que possamos ter outras unidades de referência no estado. Estamos em fase de aquisição de equipamentos para os municípios de Macaíba, São José de Mipibu, Currais Novos e Pau dos Ferros. Temos ainda 40 leitos de UTI Neo já prontos e estamos buscando profissionais neonatologistas e pediatras para dar seguimento a essa expansão”.

De forma imediata a Sesap também está em negociação com o Hospital da Polícia para expansão de 6 leitos de UTI neonatal, passando de 4 para 10. A pedido da superintendência da Maternidade Januário Cicco, a Sesap fez a suspensão por 72 horas dos pedidos de regulação para esta unidade. “Estamos buscando alternativas de forma imediata. Nesse período estaremos ajustando a questão de fluxos, para que seja otimizada a capacidade do hospital Santa Catarina. Mas é importante que a gente construa arranjos, de forma dialogada, com a SMS Natal e com o prestador federal porque, de fato, a gestante precisa de uma resposta imediata e cabe aos entes garanti-lá”, finalizou a secretária adjunta.

A rede SUS no Rio Grande do Norte tem hoje em sua estrutura para assistência pediátrica e neonatal: 50 UTIS pediátricas e 91 UTIS Neonatal. Sendo, 59 leitos de UTI neonatal e 40 leitos pediátricos de UTI em Natal, 10 leitos de UTI Neonatal em Parnamirim, 5 leitos de UTI Neonatal em Santa Cruz, 17 UTIs Neonatal e 10 Utis Pediátricas em Mossoró.