O programa estadual de IST’s, Aids e hepatites virais vai promover o I Workshop de transmissão vertical do RN, dia 22 de dezembro, das 9h às 12h, no canal da Sesap-RN no Youtube.

Profissionais de saúde, gestores, comunidade científica, sociedade civil e entidades envolvidas com o tema poderão participar do evento, que terá o link de inscrição disponibilizado no chat do canal.

“O workshop será uma troca de experiências entre o Ministério da Saúde, como ordenador da política no âmbito nacional, e os Estados do Rio Grande do Norte,  Paraíba e Pernambuco, na qual iremos entender o que tem dado resultados positivos, assim como as dificuldades vivenciadas em cada serviço”, ressaltou a enfermeira do programa estadual de IST’s, Aids e Hepatites Virais, Renata Gadelha, que será uma das palestrantes.

A transmissão vertical da sífilis, do HIV e das Hepatites Virais é um problema de saúde pública que traz repercussões negativas na qualidade de vida das mães e dos bebês que são acometidos por estas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Por isso é importante que profissionais e gestores estarem sensibilizados e vigilantes no planejamento e na execução das ações de enfrentamento.

“Por ser uma das vias de transmissão destas IST’s, a transmissão vertical pode ser evitada a partir da adoção de uma série de medidas de prevenção que interrompem a cadeia de transmissão das infecções, dentre elas, destacam-se o incremento das testagens, o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, além da realização de ações educativas de prevenção”, explica.

Também serão palestrantes a enfermeira Alice Peixoto, que falará sobre a experiência na implantação e execução do Comitê Municipal de Investigação dos Casos de Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites B e C em Recife; a enfermeira Joana Ramalho, que tratará das ações desenvolvidas na Paraíba; e o médico infectologista Lino Neves, colaborador técnico do Núcleo de Transmissão Vertical do Ministério da Saúde.

Enfrentamento

A Sesap mantém um conjunto de ações de enfrentamento da transmissão vertical, entre elas o levantamento dos municípios que não descentralizaram a administração da penicilina para a Atenção Básica, para que estes serviços possam realizar o tratamento oportuno e adequado; visitas técnicas em maternidades, como as do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu, do Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, além das maternidades do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), em Natal, e do Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz.

Entre as ações realizadas estão a apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento da Transmissão Vertical em todas as reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR) do RN com pactuação com os secretários municipais de Saúde; o incentivo, por parte do Estado, para elaboração de um comitê de investigação da transmissão vertical, tanto em âmbito municipal como regional; e a realização de visitas técnicas às maternidades de São José de Mipibu e Macaíba.

Além dessas, há o trabalho constante de monitoramento dos casos, capacitações, elaborações de notas técnicas, entre outras, todas em consonância com o Plano Estadual de Enfrentamento a Transmissão Vertical da sífilis, do HIV, das Hepatites Virais B e C e do HLTV.

Texto: Sesap/Assecom