Os servidores do Hospital Dr. José Pedro Bezerra comemoraram, nesta quinta-feira, 19, os 35 anos existência da unidade. Os gestores e servidores organizaram um abraço simbólico, passeio itinerante com música percorrendo os corredores do hospital e muitas homenagens, tudo feito de acordo com os protocolos de segurança sanitária.
Hoje a unidade atende urgências em clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, sendo a referência estadual em gestação de alto risco. Possui apoio diagnóstico, enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal.
Inaugurado em 13 de novembro de 1985, funcionava inicialmente como um posto de saúde que fazia pronto atendimento em clínica geral, recebeu o nome do bairro onde fica localizado, na zona Norte de Natal, e mesmo tendo sido renomeado como Hospital Dr. José Pedro Bezerra, permanece sendo mais conhecido como Hospital Santa Catarina.
Os anos se passaram e o posto de saúde se tornou o segundo maior hospital público do Rio Grande do Norte. “Nosso hospital é referência em internação de clínica médica, incluindo hemodiálise, trauma abdominal, abdômen inflamatório e obstetrícia de alto risco, onde são feitos mais de quatro mil partos por ano”, explica Jacques Fiuza, médico obstetra e diretor geral da unidade.
Ele explica que a convivência de dois anos com os profissionais que lá atuam o fez perceber as características peculiares da equipe. “Temos a característica do espírito comum, de vivermos como uma família. É comum que nossos servidores permaneçam aqui por muitos anos, inclusive chegando a ultrapassar os limites da lida profissional, criando vínculos enraizados de amizade, perfil que empolga os mais novos, aproxima os recém nomeados e, todos juntos, fortalecem a família Santa Catarina”.
Com orgulho e alegria, ele explica que neste momento há muito o que celebrar. “Os atuais gestores se alegram e se orgulham em ver pessoas que vestem a camisa do SUS e não se cansam de lutar, em oferecer um serviço digno, humanizado e satisfatório. São 35 anos de um hospital que venceu barreiras, superou dificuldades e presta um serviço digno à população”.
Texto: Sesap/Assecom