Nos dias 20 e 21 de outubro o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), realizou uma ação de testagem para a Covid-19 dentro da Central de Abastecimento do RN (Ceasa).
Foram realizados 440 exames sendo 305 em trabalhadores e 135 em trabalhadoras. Um total de 75% das pessoas testadas tinha entre 30 e 49 anos e 40% desempenham serviços administrativos e/ou burocráticos na Ceasa.
Do total de exames realizados, dezoito tiveram resultado positivo, o que corresponde a 4% dos testados, destes, seis afirmaram que já haviam sido diagnosticados meses atrás e referem ter realizado quarentena. E quatro relataram sobre sintomas há dias atrás. Oito não apresentaram sintomas, porém foram prontamente encaminhados para a atenção primária e orientados quanto a importância do afastamento das atividades laborais e isolamento domiciliar.
Dos resultados positivos, 38,9% tem entre 40 a 49 anos de idade; 27,8% entre 20 a 29 anos; 22,2% entre 30 a 39 anos e 11,1% com 50 a 60 anos de idade.
“O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador vem acompanhando a Ceasa, analisando os aspectos relativos às condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores, enfatizando a situação no Estado e sugerindo readequações para a proteção do trabalhador no contexto deste ambiente de trabalho”, explicou Kelly Lima, subcoordenadora do Cerest/RN.