A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza, na próxima quarta-feira (26), às 9h30, no canal CefopeRN no Youtube, a aula inaugural do processo formativo dos apoiadores técnicos do Projeto de Apoio Integrado AB-VS: Enfrentamento da Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte, com o tema “O papel do apoiador na integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde”.

A aula será ministrada pelo palestrante Dr. Gastão Wagner de Souza Campos, médico sanitarista e professor titular do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com experiência na área de Saúde Coletiva, ênfase em Planejamento e Gestão, atuando em temas como Sistema Único de Saúde (SUS), política de saúde, saúde pública, gestão de saúde e clínica ampliada. Contará, ainda, com a participação do secretário estadual de saúde, prof. Dr. Cipriano Maia, e da subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, prof. Dra. Maura Sobreira.

A live tratará da conceituação do apoio institucional na perspectiva de se desenvolver, nas regiões de saúde, a integração da vigilância em saúde e a atenção primária no enfrentamento à Covid-19, visto que esses processos precisam caminhar de maneira articulada, considerando o planejamento regional, reconhecendo as especificidades de cada região, sendo um papel especialmente importante no cenário pandêmico e desafiador como o que se apresenta.

Aberto para toda sociedade, o evento é voltado para os 20 (vinte) apoiadores técnicos selecionados, por meio do processo seletivo para contratação temporária, com o objetivo de apoiar tecnicamente as equipes de vigilância em saúde e atenção primária à saúde, atuando nas oito regiões de saúde do estado, em consonância com o Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo novo Coronavírus.

Segundo Neuma Lúcia de Oliveira, coordenadora da Promoção à Saúde (CPS), a aula é fundamental a fim de apoiar os profissionais nas regiões e municípios, para entender de que forma será feito o trabalho, assim como a aquisição do conhecimento técnico e do apoio institucional. “Na sequência da aula inaugural, teremos momentos voltados para as questões técnicas, do acesso às informações, às vigilâncias, o manejo clínico na atenção primária, monitoramento dos casos de Covid, monitoramento de pacientes crônicos, ou seja, dos grupos de risco”, informou Neuma.

Além da aula e encontros que estão sendo programados, visando à qualificação com a perspectiva da educação permanente, utilizando-se de metodologias ativas, os apoiadores técnicos contarão com os 07 (sete) planos emergenciais para prevenção e enfrentamento da Covid-19, desenvolvidos pela Sesap, voltado para as populações em situações de vulnerabilidade, como quilombolas, LGBTs, indígenas, assim como o caderno de atenção primária voltado para o enfrentamento da pandemia, que funcionarão como instrumentos de orientação ao trabalho.

A proposta da aula é reunir atores e parceiros importantes para ampliar a discussão sobre o apoio às equipes dos municípios em sua reestruturação e reorganização ao enfrentamento da Covid-19, e que os demais encontros se repitam com momentos de dispersão pelas oito regiões de saúde do Rio Grande do Norte, numa dialética entre reflexão da prática desenvolvida nos territórios e as fundamentações teóricas.